Maranhão
Notícias
Futuro da aviação agrícola será debatido por lideranças e produtores rurais na Expoimp
Lideranças defendem que Câmaras Municipais e Estaduais regulamentem e fiscalizem o uso de aeronaves e drones para pulverização ao invés de proibir
Por: Raquel Araújo
Fonte: Sistema Faema/Senar
Imperatriz (MA) – Um dos destaques da programação da 54ª Exposição Agropecuária de Imperatriz- Expoimp, será realizado nesta sexta-feira o encontro Diálogo pelo Futuro do Agro – Aviação agrícola: segurança técnica, ambiental e jurídica, realizado pela Federação da Agricultura e Pecuária do Brasil - Faema, em parceria com o Sindicato Rural de Imperatriz – Sinrural, e patrocínio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar. O evento acontece no auditório do Sinrural, no Parque de Exposições Lourenço Vieira da Silva, a partir das 8h, e é destinado a produtores e lideranças rurais, parlamentares e profissionais das ciências agrárias.
A programação será iniciada com um voo de demonstração prática de aplicação de defensivos agrícolas com o uso de avião, drone e helicóptero. “Queremos mostrar que os equipamentos são tecnologias auxiliares que ajudam a dar precisão ao manejo agrícola e pecuário, e que utilizados da maneira correta, seguindo todos os parâmetros técnicos e legais, são completamente seguros, tanto para a saúde publica como para a sustentabilidade ambiental e econômica “, afirma o presidente da Faema, Raimundo Coelho.
A realização do evento tem o objetivo de orientar e defender o uso consciente da pulverização aérea, em resposta à iniciativa de câmaras legislativas municipais que vem aprovando projetos de lei que proíbem a atividade.
“A lei federal nº 14.785 que regulamenta o uso de defensivos agrícolas já dispõe das normas para o uso desses equipamentos para pulverização agropecuária. O que cabe aos parlamentos municipais e estaduais é a regulamentação e fiscalização da atividade em seus territórios, e não a proibição, que acaba por inviabilizar o setor produtivo, visto que hoje, a agricultura e pecuária de precisão é que auxiliam o produtor rural a conseguir produzir com eficiência, qualidade, segurança ambiental e competitividade”, enfatiza Coelho.
O coordenador a área de produção animal da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil, João Paulo Franco, apresentará palestra sobre as perspectivas para o futuro sustentável do agro
Em seguida a demonstração prática com sobrevoo e pulverização, o evento segue com palestras ministradas por especialistas locais e nacionais.
O engenheiro agrônomo com doutorado em Agronomia e professor da Universidade Federal de Lavras (Ufla), Dr. Wellington Pereira Alencar de Carvalho, vai abordar os aspectos técnicos da pulverização aérea, na primeira palestra do evento, prevista para as 10h. Ele também é um dos coordenadores do programa de Certificação Aeroagrícola Sustentável (CAS).
Em seguida, a chefe do SIFISV (Serviço de Inspeção, Fiscalização de Insumos e Sanidade Vegetal) e Coordenadora da Fiscalização da Aviação Agrícola no Estado do Maranhão, Dra Claudia Sponholz, apresentará as atribuições do MAPA com relação a Aviação Agrícola.
Já o advogado e produtor rural, Pós-graduado em Direito do Agronegócio pelo IDCC (Londrina, Paraná) e Direito Ambiental pela UNISUL (Tubarão, SC), Emerson Macedo, apresentará palestra para orientar sobre os aspectos jurídicos que protegem a atividade de aviação para uso agrícola. Ele é presidente da Comissão de Direito Agrário e do Agronegócio do Conselho Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil no Maranhão e Presidente do Conselho Jurídico da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Maranhão.
Fechando a programação, as 11h30, está prevista a palestra “Setor Aeroagricola do Brasil - Impactos econômicos e de sustentabilidade”, que será apresentada pelo Dr. Cláudio Júnior Oliveira Gomes - Economista e Administrador, pós-graduado em Gestão Empresarial e Psicologia Organizacional, Mestre em Inovação e Doutor em Administração pela UNISINOS. O palestrante atua como Diretor Operacional do SINDAG - Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola.
A participação no evento é gratuita e não exige inscrição prévia.