Maranhão
Notícias
Feira agropecuária exalta bovinocultura de leite em São Francisco do Brejão
Primeira edição da FAB apresentou animais puros de origem, equipamentos, insumos e tecnologias para tornar mais produtiva a pecuária local
Por: Raquel Araújo
Fonte: Ascom Faema / Senar
A primeira edição da FAB – Feira Agropecuária do Brejão movimentou o município de São Francisco do Brejão no último fim de semana. Iniciativa da Cooperativa Mista dos Produtores Rurais do Brejão (COMPAB) e do Sindicato dos Produtores Rurais de São Francisco do Brejão (Sinbrejão), o evento teve o apoio do sistema Faema/Senar, que realizou os cursos de derivados de leite, pilotagem de drones e doma de equinos.
A solenidade de abertura da feira foi prestigiada pelo presidente da Faema, Raimundo Coelho, o vice-presidente da Faema, Carlos Antônio Feitosa, o deputado estadual Éric Costa, a prefeita de São Francisco do Brejão, Ednalva Brandão, entre outras autoridades do executivo municipal, câmara legislativa, Sebrae, bancos federais e outras lideranças políticas e rurais, como o ex-prefeito e produtor rural, Francisco Santos Soares, o Franciscano.
“Decidimos apoiar e participar de todas as feiras agropecuárias que sejam realizadas por sindicatos de produtores rurais, ou que essas entidades sejam parceiras na execução do evento. E temos cumprido esse compromisso por ver esses eventos como espaços de conhecimento e acesso à tecnologia, sobretudo por pequenos produtores rurais “, disse o presidente da Faema, Raimundo Coelho, durante o evento de abertura oficial.
“Essa primeira edição foi um primeiro passo que demos para atrairmos eventos relevantes para os produtores rurais da região e fazer com que o município retome o protagonismo de antes na bovinocultura leiteira do estado”, disse o coordenador geral do evento, Raimundo Toinho, que é presidente da COMPAB.
Raimundo Coelho, presidente da Faema, destacou a importância de realizar feiras para promover o agro no estado
O presidente do Sinbrejão, Josué Nunes, destacou que muito do avanço da bovinocultura leiteira na região se deve também às ações de capacitação e assistência técnica e gerencial prestadas pelo Senar. “Temos visto de perto o avanço dos produtores e como a assistência técnica tem ajudado a alcançar resultados positivos de aumento de produtividade”, destacou o presidente.
O gerente técnico do Senar, Carlos Antônio Feitosa, acompanhou os cursos que a instituição ofereceu gratuitamente durante a feira
Entre os bovinocultores da região atendidos pelo Senar está o Ednaldo Costa “Sou assistido pelo Senar e esse apoio me fez continuar a ser produtor rural, quando estava prestes a desistir. Hoje, ando de cabeça erguida, vivo da minha atividade rural e tenho o acompanhamento de vários profissionais que me ajudam a produzir mais, com melhor qualidade e resultados, e a gerir melhor o meu negócio “, comemorou o produtor rural.
Na programação da feira, o Senar ainda ofereceu os cursos de derivados do leite, pilotagem de drones e doma de equinos.