Logo CNA

Ceara

Faec irá fomentar mandiocultura em Salitre
SALITRE casa de farinha

Município é conhecido como a terra da mandioca no estado

14 de outubro 2022

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), Amílcar Silveira, e superintendente do Senar Ceará, Sérgio Oliveira, visitaram o município de Salitre para apresentar ações voltadas ao fomento da mandiocultura no município, conhecido como a "Terra da Mandioca". A comitiva do Sistema Faec/Senar foi recebida pelo prefeito, Dodó de Neoclides, e pela secretária de Desenvolvimento Agrário, Luzinete Andrade.

O objetivo do projeto, que envolve o Senar, o Sebrae e o Senai, é dobrar a produção e a produtividade dos 172 agricultores que cultivam mandioca em Salitre, e modernizar as casas de farinha do município.

Ao Sebrae caberá a orientação dos donos das casas de farinha para torná-las mais rentáveis. Os técnicos do Senar capacitarão os produtores a produzir mais mandioca sem que seja necessário ampliar a área cultivada. E o Senai cuidará da modernização das máquinas e equipamentos utilizados na fabricação da farinha.

A ação conta ainda com o suporte da Prefeitura de Salitre e da Embrapa Mandioca, sediada em Cruz das Almas, na Bahia. O projeto-piloto de “um plantio experimental” envolverá 10 agroindústrias (casas de farinha) e até 60 mandiocultores.

Matérias Relacionadas