Logo CNA

Ceara

Faec e UFC pretendem criar grupo de trabalho para precificar leite no estado
Amilcar Candido Foto Divulgacao UFC Viktor Braga

Reunião foi realizada na terça (30)

31 de maio 2023

Por: Viktor Braga

Fonte: Divulgação UFC

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), Amílcar Silveira, se reuniu, nesta terça-feira (30), com o reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Cândido Albuquerque, para discutir a criação de um grupo de trabalho destinado a discutir a precificação do leite no Ceará.

Segundo produtores rurais, o preço pago pela indústria pelo leite in natura somado ao aumento dos custos de produção vêm inviabilizando a atividade no Estado. A ideia é que o corpo científico da UFC possa atuar como mediadora técnica na definição do preço de referência do litro do leite, reduzindo eventuais distorções. A ação deverá ser realizada em parceria com pesquisadores do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da UFC.

Durante a reunião, realizada na reitoria da UFC, Amílcar Silveira citou, como exemplo, a iniciativa da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que coordena um grupo voltado para a precificação do leite naquele estado junto com membros da cadeia produtiva. “A ideia é que aqui tenhamos algo semelhante. Por isso procuramos a UFC, que possui a capacidade técnica e científica necessária”.

Cândido Albuquerque, por sua vez, disse que a ideia é que a UFC possa, além de ajudar reduzir as divergências entre produtores e industriais, contribuir para o desenvolvimento do setor. Já o presidente do Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados no Estado do Ceará (Sindilaticínios), José Antunes Mota, destacou que a Universidade poderá contribuir com toda a cadeia leiteira: “Tudo anda junto: preço, qualidade do produto, qualidade da produção. A proposta é que a gente faça um programa que atenda todos os atores envolvidos".

Matérias Relacionadas