Alagoas
Faeal cede cadastro de vacinadores ao Ministério da Agricultura para ajudar na campanha contra a Peste Suína Clássica em AL
Segunda fase de imunização dos animais teve início na última segunda-feira (21)
Por: Kelmenn Freitas
Fonte: Sistema FAEAL / Senar Alagoas
Representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) no estado estiveram reunidos na Federação da Agricultura e Pecuária de Alagoas (Faeal), no último dia 15, para pedir apoio durante a segunda etapa da campanha de vacinação contra a Peste Suína Clássica (PSC). A nova fase para imunização dos animais começou na segunda-feira passada (21).
A Federação da Agricultura forneceu aos auditores agropecuários do ministério uma lista com nomes e contatos de vacinadores que podem ser acionados para ajudar no trabalho de imunização. Para esta missão, o MAPA diz contar já com 60 profissionais, mas que o número ideal é de até 120 vacinadores para a campanha obter o resultado esperado.
“A adesão das casas veterinárias e dos produtores foi excelente na primeira etapa da vacinação. Agora, a gente quer o apoio da federação para ampliar ainda mais o alcance da campanha em Alagoas”, revela a chefe do Serviço de Saúde Animal do MAPA no estado, Sônia Lages.
O presidente da Faeal, Álvaro Almeida, garantiu ao superintendente regional do MAPA, Cícero Pinheiro, que a federação está à disposição para ajudar no que for necessário para o trabalho de imunização do rebanho suíno.
Técnicos do MAPA estiveram na Faeal para pedir o apoio da instituição na campanha contra a Peste Suína Clássica em AL
“Se a gente conseguir vacinar os animais, diminuiremos os riscos e as perdas econômicas que essa doença acarreta para o produtor, e fortaleceremos a produção de suínos saudáveis e bons para o abate e comercialização. Para isso, o Ministério da Agricultura terá todo o nosso apoio”, diz.
“A Faeal está cedendo o cadastro de vacinadores feito durante a campanha de combate à febre aftosa. Ele traz os nomes e os contatos desses vacinadores e o pessoal do MAPA pode usar isso. O sucesso dessa campanha acontecerá sem dúvida, principalmente, pela parceria que existe em Alagoas entre o setor público, representado pela Adeal [Agência de Defesa Agropecuária] e o MAPA, e o setor privado”, completa Almeida.
No último dia 16, ele esteve na sede da Adeal para alinhar mais detalhes sobre a campanha de vacinação com o presidente da entidade, José Márcio Maia, além de tratar de demais assuntos ligados ao setor agropecuário alagoano.
Segundo a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), o Plano Piloto de Vacinação contra Peste Suína Clássica em Alagoas, coordenado pelo governo federal, imunizou de forma gratuita 112 mil suínos em mais de 7 mil propriedades de todo o estado na primeira fase da campanha.