Logo CNA

Faculdade CNA participa da AGTech Summit
Alerto Summit1 EDIT

Evento é realizado de forma online nos dias 24 e 25 de janeiro

24 de janeiro 2024
Por Faculdade CNA

Brasília (24/01/2024) – A Faculdade CNA participou, na quarta (24), da “AGTech Summit: Inclusão Digital no Campo” com uma palestra sobre formação profissional, com ênfase no agro digital, e as oportunidades de integração entre o setor produtivo e as instituições de ensino superior.

O coordenador acadêmico da Faculdade CNA, Alberto dos Santos Neto, falou a respeito da demanda crescente de competências relacionadas aos usos de recursos digitais no campo, dos novos desafios e das oportunidades aos profissionais da área rural.

A palestra da Faculdade CNA e todas as trilhas da 3ª edição da AGTech Summit, dos dias 24 e 25 de janeiro, estão disponíveis no YouTube do evento.

O representante da Faculdade CNA iniciou sua palestra com uma contextualização do mercado de trabalho no Brasil, tendo como base um estudo realizado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil e o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

“O setor emprega mais de 28 milhões de pessoas, representando 27% da população ocupada atualmente no Brasil. Os empregos no campo têm crescido, principalmente em posições mais qualificadas”, afirmou Alberto.

Dentro deste contexto, ele apresentou o trabalho desenvolvido pela Faculdade CNA nos 53 polos de Educação a Distância, além dos exemplos de competências requeridas para um cargo na área de agricultura digital.

Segundo Alberto, a tecnologia no campo agrega conhecimento e eficiência para que o setor agropecuário produza mais e de forma sustentável. Ele diz que, em meio a tantas tendências tecnológicas emergentes, a inclusão digital no campo ainda é um desafio para auxiliar produtores e toda as cadeias de mercado envolvidas nas atividades dentro e fora da porteira.

O coordenador acadêmico da Faculdade CNA também falou sobre os desafios mais importantes que as instituições de ensino superior precisarão superar nos próximos anos para atender a demanda por essa formação digital. Para ele, as empresas e startups podem contribuir para este processo.

“Dentre os desafios, destaco a necessidade de ações de mapeamento e diagnóstico de competências para profissionais da agropecuária digital e de políticas de incentivo para startups que tenham como viés o ensino formal na área do agrodigital”, disse Alberto.

De acordo com Alberto também é preciso desenvolver estratégias para a incorporação dos temas da agropecuária digital e de precisão nos cursos de graduação e pós-graduação no país. Ele também enfatizou o apoio às ações de formação continuada para atualização tecnológica de profissionais de empresas públicas e privadas.

A AgTech Summit reúne especialistas a um ecossistema composto por agtechs, grandes empresas, investidores, Instituições de Ciência e Tecnologia, hubs de inovação e profissionais interessados na digitalização do campo em todo o Brasil.

Matérias Relacionadas