Logo CNA

Faculdade CNA mostra desafios e oportunidades para o agro em meio à pandemia
Faculdade CNA COVID19

Em aula online, professores apresentaram inovações e tendências de mercado

16 de abril 2020
Por Faculdade CNA

Brasília (16/04/2020) - A Faculdade CNA promoveu uma aula ao vivo por meio do Youtube, na quinta (16), para destacar os desafios e oportunidades para a comercialização de produtos agropecuários em meio à pandemia do coronavírus.

O coordenador de Iniciação Científica e de Extensão da instituição, Alberto Santos, e o professor da Faculdade CNA Thiago Masson fizeram uma análise da mudança de comportamento no consumo de produtos alimentícios e apresentaram iniciativas que poderão beneficiar os produtores rurais e os consumidores no período pós-pandemia.

“Os produtores rurais mostram que têm capacidade técnica e produtiva para continuar produzindo alimentos, garantindo a segurança alimentar e protegendo os trabalhadores de acordo com as recomendações das autoridades em saúde”, destacou o coordenador.

Ele explicou que o momento exigiu mudanças rápidas de comportamento. Com isso, surgiram oportunidades para a inovação no setor agropecuário.

O coordenador mostrou ações inovadoras do Sistema CNA/Senar criadas após a pandemia da Covid-19, como a Feira Segura, uma remodelagem de feiras livres respeitando a distância mínima entre pessoas e sistema de drive thru.

Já a plataforma de comércio eletrônico para produtos do agro conecta produtores rurais, consumidores e empresas de logística.

O professor Thiago Masson chamou a atenção para os temas que vão se tornar ainda mais relevantes no período pós-pandemia.

“As ferramentas de assistência técnica e gerencial serão ainda mais fundamentais para levar conhecimento e inovação aos produtores rurais. Assim eles conseguirão se adequar às mudanças nos padrões de consumo e na forma de comercialização de produtos que ainda estão por vir”, observou Masson.

Na avaliação do professor, a rastreabilidade de produtos alimentícios também se tornará mais relevante no momento pós-pandemia. “As certificações baseadas na segurança do alimento para identificar todas as etapas da produção e as tecnologias nas embalagens e rotulagem abrirão espaço para novas tendências de mercado”.

“As embalagens inteligentes com ativos antimicrobianos e biodegradáveis já existem, mas essa área é muito fértil para que startups transfiram essa tecnologia dos laboratórios para a comercialização dos produtos do agro”, concluiu.

Se você ficou interessado pelo tema, assista à aula da Faculdade CNA no link:

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
 flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
 youtube.com/agrofortebrasilforte

Matérias Relacionadas