Logo CNA

Expoagro 2017: Com mais de 400 pessoas, Dourados registra público recorde no dia de campo do Hortifruti Legal
Expoagroweb 0 37287700 1515060937

Programa é uma das vertentes de atendimento da metodologia de ATeG - Assistência Técnica e Gerencial do SENAR/MS

19 de maio 2017
Por Senar

Cerca de 450 pessoas estiveram presentes no dia de campo promovido pelo programa Hortifruti Legal, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul (SENAR/MS) e o Sindicato Rural de Dourados, na manhã desta sexta-feira (19), no projeto Fazendinha, localizado no parque de exposições. A iniciativa reuniu produtores familiares de 18 municípios de Mato Grosso do Sul, interessados em diversificar a atividade e aprender novas tecnologias de cultivo.

Foi o caso do Moacir Cabreira, que viajou mais de 200 quilômetros, pois, mora em Bela Vista e ficou admirado com as possibilidades de investimentos em cultivo de hortaliças. "Comecei a receber assistência técnica do SENAR/MS há menos de um ano e posso dizer que estou feliz com os resultados e o trabalho do meu técnico. Com análise de mercado ele identificou que existe uma demanda expressiva por cebola no município, que cmporta mensalmente 18 toneladas do produto. É por aí que vou começar a diversificação " explica o produtor que há seis anos tira o sustento da família na produção de mandioca.

O presidente do sindicato rural e anfitrião do evento, Lúcio Damalia, destacou a importância do projeto Fazendinha para o setor produtivo local. " É muito gratificante comprovar que a iniciativa do sindicato em parceria com o Senar/MS possibilita esta verdadeira "aula" a céu aberto. Os resultados que vocês acompanharam hoje na fruticultura e horticultura reforçam a necessidade de buscar capacitação e aprender novas tecnologias de cultivo. E isso vale tanto para agricultura quanto para pecuária ", argumenta.

Fruticultura em destaque - as atrações do Fazendinha ficaram por conta das culturas de mamão, banana e goiaba. O produtor familiar Aparecido de Souza veio de Nova Andradina e já possui experiência na fruticultura, produzindo abacaxi que é comercializado para merenda escolar do município. " O Hortifruti Legal mudou o olhar de muitos produtores de nossa cooperativa, a Cooper Olga. Nossa produção hoje tem mais qualidade e produtividade, o que nos deixa animados. Aqui, no dia de campo, fiquei muito interessado em começar um pomar de goiaba que é uma fruta muito apreciada e com alto valor agregado", revela animado.

O técnico de campo do Hortifruti Legal, Darlan Flauzino, é responsável pelo acompanhamento da culturas no local e esclareceu os visitantes: " Implantamos duas variedades de banana e o mamão, por apresentarem um ciclo mais curto de produção e que podem ser intercalados com outros cultivos de vegetais e hortaliças. Com manejo adequado, o mamão, por exemplo, pode começar a ser colhido em oito meses e permanece produzindo por até seis meses consecutivos ", esclarece


Parcerias promissoras - no início da semana, o Senar/MS e a Agraer - Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural estiveram reunidos na 53a Expoagro com intuito de alinhar as informações desenvolvidas por ambas instituições e buscar uma aproximação de ações conjuntas, no atendimento da agricultura familiar sul-mato-grossense.

Para o coordenador municipal da Agraer, André Luiz Barros, o trabalho conjunto realizado no dia de campo com o Senar/MS e o sindicato rural de Dourados mostrou que é possível ampliar o atendimento oferecido para os produtores rurais do Estado. " O projeto Fazendinha é o melhor exemplo de um trabalho harmonioso e eficiente realizado entre parceiros. Além disso, reforça que as melhores ferramentas para o desenvolvimento dos hortifrutigranjeiros são a capacitação e a assistência técnica. Desta forma nosso Estado alcançará a independência produtiva e diminuirá consideravelmente a importação desses produtos", considera.

O condenador do Hortifruti Legal, Francisco Paredes, acredita que os números registrados pela ATeG do SENAR/MS comprovam que o trabalho realizado pela equipe está no caminho certo. " Em menos de três anos de atuação testemunhamos a assertividade da metodologia com atendimento de 400 famílias em 21 municípios do Estado. Além disso, temos um trabalho de pesquisa de mercado e intermediação junto aos produtores e comerciantes em todas as localidades onde atendemos, o que possibilitou a comercialização de mais de R$ 3 milhões.

Assessoria de Comunicação do Sistema FAMASUL/SENAR-MS
www.famasul.com.br

Matérias Relacionadas