ALIMENTAR

É CONSTRUIR

O FUTURO

Bahia

Evento inédito que vai criar soluções inovadoras para fruticultura brasileira é lançado em Juazeiro
Inova Farm 3

27 de novembro 2018
Por Senar

A maratona tecnológica vai movimentar o Vale do São Francisco entre os dias 7 e 9 de dezembro

O “ Inova.Farm ”, maratona (hackathon) que vai reunir profissionais de tecnologia em prol da criação de soluções inovadoras para problemas da fruticultura foi lançado oficialmente na noite dessa segunda-feira (26), no Centro de Excelência em Fruticultura do Sistema CNA/Senar, em Juazeiro, no Vale do São Francisco. O desafio desta edição é solucionar a falta de monitoramento de plantas no pomar, um dos maiores problemas relatados pelos fruticultores da região. As 52 horas de maratona acontecem nos dias 7, 8 e 9 de dezembro, também no Centro de Excelência.

Inova Farm 1

No lançamento do evento, a diretora do Centro de Excelência em Fruticultura, Mônica Ishikawa, deu as boas-vindas aos participantes e ressaltou o pioneirismo da Bahia. "Será a primeira vez que acontece um hackathon voltado para a fruticultura". 

Inova Farm 6

O vice-presidente Administrativo Financeiro da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faeb), assessor executivo do Senar Bahia, Guilherme Moura, fez uma apresentação sobre o Sistema CNA/Senar e o trabalho realizado pela Federação em parceria com os Sindicatos dos Produtores Rurais. Moura também exemplificou a importância do uso da tecnologia na atividade agropecuária. "A transformação digital será determinante para a próxima revolução da agropecuária brasileira. A tecnologia já faz parte da nossa vida e é a estratégia que nós temos para continuar evoluindo. O nosso objetivo é aproximar o Agro desse universo de inovação, das soluções tecnológicas trazidas pelas startups como mapeamento de rebanho e previsão de safra via satélite, amostra de solo instantâneo, entre outras". 

A expectativa da organização do evento é formar dez equipes, variando de acordo com o número de profissionais inscritos. Cada integrante da equipe vencedora vai ganhar uma impressora 3D, além de receber todo o apoio técnico para dar continuidade à solução criada.  

Inova Farm 11

"Esse evento é uma das ações fruto da parceria do Senar com a Softex, parte do Programa da Rede de Inovação da Agricultura e Pecuária. Vamos realizar maratonas voltadas para diferentes cadeias produtivas nas cinco regiões brasileiras e a Bahia foi o estado do Nordeste escolhido para fazer parte desse piloto", ressaltou Paulo Araújo, coordenador de Inovação do Senar Central.  

Através do desenvolvimento de protótipos de soluções tecnológicas, o objetivo do evento é conectar os produtores a este mercado de inovação. Para participar do “Inova.Farm” é necessário efetuar inscrição através do endereço eletrônico  bit.ly/inovafarm  

Inova Farm 8

"Nós somos bons em agrobusiness. Então, nada mais justo que investir em tecnologia nesta área. O Brasil precisa ser produtor de tecnologia e não consumidor. Precisamos agregar valor aos nossos produtos, mas para isso temos que criar tecnologia. Esse evento é uma tentativa de incentivar uma cultura empreendedora, inovadora para o segmento da fruticultura, para que soluções brasileiras possam surgir, e essa tecnologia também seja levada para fora do País, através da cooperação", presidente da Softex (Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro), Ruben Delgado.  

O evento é uma ação do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), em parceria com a Agência Nacional de Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex), apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). 

Também participaram do evento o superintendente do Senar Minas Gerais, Cristiano Nassif; o diretor de Inovação e Conhecimento do Senar, Luis Tadeu Prudente; o superintendente Regional do Sebrae em Juazeiro, Carlos Coiteiro; o secretário de Agricultura de Juazeiro, Tiano Felix; o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Juazeiro, José Alves; Arnaldo Eijsink, presidente da Labrunier;  e o Comandate Major Irlam Gouveia de Mattos.  

Inova Farm 9

Workshop
Na segunda-feira pela manhã foi realizado um workshop preparatório com palestras dos especialistas Rômulo Calado Pantaleão, professor da Univasf (Universidade Federal do Vale do São Francisco) sobre Desenvolvimento de Hardware; Edis Ken Matsumoto, produtor rural da região e presidente da Coana (Cooperativa Agrícola Nova Aliança); e Jorge Luís de Souza, gerente técnico da Abrafrutas (Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados). Esse workshop vai acontecer também no 28 de novembro, só que desta vez em Salvador, no SENAI CIMATEC.  

Inova Farm 4 Inova Farm 10 Inova Farm 12 Inova Farm 5 Inova Farm 2

Fonte: Ascom Sistema Faeb

Áreas de atuação