Logo CNA

Em audiência pública, Senar mostra ações para o setor de fruticultura
Whats App Image 2023 08 29 at 14 54 09

Debate foi realizado na terça (29) na Câmara dos Deputados

29 de agosto 2023
Por Senar

Brasília (29/08/2023) – O diretor de Inovação e Conhecimento do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), André Sanches, participou de audiência púbica, na terça (29), na Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados para debater as experiências da entidade com polos produtivos de fruticultura no país.

O debate foi solicitado pelo deputado federal Evair de Melo (PP/ES) e teve a presença de representantes da Embrapa Mandioca e Fruticultura, do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas) e do Sebrae.

Em sua fala, André Sanches destacou as principais ações de formação profissional rural, Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) e promoção social do Senar na cadeia produtiva de frutas. “O nosso papel é capacitar e qualificar cada vez mais pessoas para atuarem no setor, garantindo melhoria da qualidade de vida e maior índice de renda”.

Imagem

Sobre o atendimento da ATeG na área de fruticultura, Sanches informou que de 2014 a 2023, cerca de 32 mil propriedades foram atendidas, sendo 70,35% apenas na região Nordeste e dessas, 47,64% estão no Vale do São Francisco.

Em relação à formação profissional rural e promoção social, o diretor afirmou que atualmente mais de 10 mil alunos estão em treinamento na área de fruticultura. “A tendência é que esse número cresça bastante e bata recorde de participação em formação de mão de obra na cadeia de frutas”.

Durante o debate, Sanches também falou sobre os cursos de formação técnica nas modalidades a distância e presencial. “Os cursos do Senar possibilitam a aquisição das competências técnicas atuais para as pessoas interessadas em planejar, executar e controlar os processos da cadeia produtiva de frutas”.

Sanches, que também é diretor-geral da Faculdade CNA, apresentou o Centro de Excelência em Fruticultura, localizado em Juazeiro, na Bahia. Clique aqui e saiba mais.

Veja a audiência na íntegra:

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
  flickr.com/photos/canaldoprodutor
  twitter.com/SistemaCNA
  facebook.com/SistemaCNA
  instagram.com/SistemaCNA
  facebook.com/SENARBrasil
  youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas