Mato Grosso
Estudantes de Escola Agrícola ressaltam importância de Semana Tecnológica

Acontece até a sexta-feira (23.09), um ciclo de palestras com empresas e instituições do setor agropecuário na Escola Técnica Agrícola Ranchão, de Nova Mutum
Por: Assessoria de Imprensa/Senar-MT
Fonte: Assessoria de Imprensa/Senar-MT
“É importante para o aluno conhecer a realidade do campo e por isso essa oportunidade rende muito aprendizado”, avaliou o estudante João Valter sobre a VI Semana Tecnológica da Escola Técnica Agrícola Ranchão, em Nova Mutum. Sob gestão do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), a programação iniciada ontem se estende até a sexta-feira (23.09) e traz empresas e instituições do setor agropecuário para dentro do ambiente escolar.
Para a estudante Ronaira Araújo, natural de Santa Rita do Trivelato, o conteúdo já ministrado tem agregado bastante conhecimento. “É tanto aprendizado no campo que eu sugiro aos jovens de 16 anos que façam o curso técnico e tenham essa oportunidade de aprender cada vez mais sobre o setor agropecuário”, destaca.

Natural de Colíder, o estudante Yuri Carniso considera que a Semana Tecnológica oferta um leque de oportunidades. “Ao mostrar as atividades das empresas, vemos como poderemos atuar no mercado de trabalho, além deles serem um contato com o nosso futuro, de onde iremos trabalhar, isso agrega muito”.
Segundo a diretora Lucivani Borsato, a interação entre estudantes e convidados contribui para a formação dos jovens. “Esse evento é uma semana de aprendizagem, um circuito de palestras para que os nossos alunos estejam antenados no que está acontecendo no mercado de trabalho, para quando eles o adentrarem já tenham esse conhecimento e essa vivência”
Essa é a VI Semana Tecnológica realizada na Escola Técnica Agrícola Ranchão, a primeira após a parceria com o Senar-MT. Segundo o presidente do Sindicato Rural de Nova Mutum, Paulo Zen, a presença da instituição fortalece o evento. “Com o Senar-MT dentro do colégio potencializando essas atividades, o evento tem uma melhora e só vem a somar ao nosso município e à formação dos nossos jovens”.

Programação – Dentre os conteúdos abordados estarão manejo de pragas e doenças na horticultura, a sustentabilidade do sistema plantio direto, importância do gerenciamento dos dados, informações relacionadas à piscicultura, pecuária, entre outros. Por serem conteúdos comuns ao setor agropecuário, o evento também é aberto a colaboradores da escola, empresas parceiras e estudantes da rede pública de ensino de Nova Mutum. A estrutura tem capacidade para 200 participantes.
O Sistema Famato estará entre os palestrantes nesta quarta e quinta-feira (21 e 22.09). Entre os assuntos ministrados pela instituição está a retirada da vacinação contra a febre aftosa, com o gestor do Núcleo Técnico em Pecuária da Famato, Marcos Carvalho; e o Cenário de Inovação na Agropecuária com a coordenadora da Rede de Fazendas Alfa do Agrihub, Eloisa Zuconelli.
Além deles, a coordenadora de Inteligência de Mercado Agropecuário do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), Monique Kempa, vai abordar sobre a Contextualização do Agronegócio em Mato Grosso, as principais cadeias produtivas, o impacto econômico em nosso Estado, as oportunidades e os desafios para os próximos anos.
Palestrantes – Também estarão presentes as seguintes instituições: Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea), Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Fazenda Capuaba – Lucas do Rio Verde, Lalemand Animal Nutrition, Grupo Bom Futuro, Empresa Mato-grossense de Pesquisa Assistência e Extensão Rural (Empaer) e Grupo Bom Jesus.

Matérias Relacionadas

Bovinocultores de corte de Nova Xavantina participam de reunião de sensibilização da ATeG
Grupo participou de uma reunião para conhecer o funcionamento da assistência técnica do Senar-MT

Produção de maracujá triplica em dois anos de assistência técnica
Pedro José de Freitas conseguiu aumentar sua produção de 200 para 600 pés, após atendimentos da ATeG do Senar-MT

Faculdade CNA retoma provas presenciais após restrições sanitárias
Estudantes têm até a quinta-feira (25) para realizar o agendamento das provas deste semestre

Mais de 50 produtores de leite ampliam conhecimento em Dia de Campo
Produtores rurais de Novo São Joaquim participaram de um Dia de Campo da bovinocultura de leite na tarde desta terça-feira (16.05)

Sistema Famato traz palestra magna da Acricorte 2023
O Sistema Famato é parceiro na edição 2023 do Acricorte, evento que acontece nesta semana em Cuiabá

ATeG realiza 1º Dia de Campo de 2023 nesta terça-feira
Evento acontece em São Joaquim

Parceria disponibiliza tecnologia de monitoramento em tempo real da qualidade da aplicação de defensivos agrícolas
Simulador de aplicação de defensivos agrícolas em tempo real é a mais nova tecnologia disponibilizada no CT Sorriso

Produtores de Tangará da Serra se preparam para Feira das Flores neste sábado
Tangará da Serra receberá neste sábado (13.05), a 2ª edição da Feira das Flores - Natural do Campo

Artesãs aprendem a confeccionar bonecas de pano e aumentam renda
Confecção de bonecas de pano tem sido uma alternativa de renda para moradoras de Mato Grosso

Bovinocultores de corte de Nova Xavantina participam de reunião de sensibilização da ATeG
Grupo participou de uma reunião para conhecer o funcionamento da assistência técnica do Senar-MT

Vilmondes Tomain preside painel sobre produção sustentável
“O produtor é uma das fatias que mais preservam no estado. A gente está falando que 40% das áreas preservadas estão dentro das propriedades rurais"

Produção de maracujá triplica em dois anos de assistência técnica
Pedro José de Freitas conseguiu aumentar sua produção de 200 para 600 pés, após atendimentos da ATeG do Senar-MT