Especialistas debatem perspectivas e inovações financeiras do agro
Seminário Nacional do Campo Futuro acontece amanhã (2), em Brasília
Brasília (1º/10/2019) – O Seminário Nacional do Projeto Campo Futuro, que acontece na quarta (2), vai reunir especialistas do setor agropecuário e entidades para discutir as perspectivas e inovações financeiras do agro.
Este será o tema de um dos painéis do evento, promovido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), para apresentar os resultados dos levantamentos de custos de produção das principais culturas contempladas pelo projeto em 2019.
No evento, o co-fundador e CEO da Gestão Integrada de Recebíveis do Agronegócio S.A. (GIRA), Gianpaolo Zambiazi, vai falar sobre as novas formas de financiamento de base tecnológica e fintechs .
“O GIRA tem uma sistemática que permite qualquer individualização do risco, de forma a identificar a capacidade produtiva. Essa metodologia torna mais simples a concessão de crédito, por criar uma pulverização do risco”.
Já a sócia e diretora da empresa de consultoria Agrifatto, Lygia Pimentel, vai apresentar informações sobre o mercado de proteínas, bem como as perspectivas para as carnes bovina, suína e de frango e suas tendências e as consequências do surto de Peste Suína Africana na China.
“Projetamos que, até o meio do ano que vem, metade do rebanho suíno mundial será liquidado em decorrência da doença. Pretendo demonstrar e projetar os efeitos disso sobre a carne suína e demais proteínas, que deverão servir como substitutas”.
O pesquisador do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq), Mauro Osaki, também vai compor o painel sobre perspectivas e inovações financeiras do agro.
Segundo ele, o produtor brasileiro é forçado a procurar outros mecanismos de financiamento da produção, uma vez que os recursos públicos não são suficientes.
O zootecnista e CPO da empresa Agrotools, Breno Felix, também participará dos debates com o tema “conectando territórios e negócios”.
“Hoje o seguro agrícola é precificado por município. E muitas vezes o mercado enxerga na propriedade um risco que não é real. Pretendo mostrar como esse mercado funciona e como melhorar essa relação das financeiras com o produtor”.
Durante o evento, haverá apresentações sobre os projetos e experiências do Sistema CNA/Senar em gestão rural e sobre o comportamento das principais culturas contempladas pelo projeto em 2019.
O encontro é gratuito. Clique aqui para se inscrever.
Campo Futuro –
É um projeto realizado pela CNA e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), em parceria com universidades e centros de pesquisa para levantamento do custo de produção de diferentes atividades agropecuárias.
A iniciativa alia a capacitação do produtor rural à geração de informação para a administração de custos, de riscos de preços e gerenciamento da produção.
Serviço
Seminário Nacional do Projeto Campo Futuro
2 de outubro de 2019
Hora:
8h às 13h
Local:
SGAN Quadra 601, Módulo K, Brasília – Sede da CNA
Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil