Paraná
Dissertação de mestrado comprova resultados do JAA

Por: Comunicação Social - Sistema FAEP/SENAR-PR
Há 14 anos que o programa Jovem Agricultor Aprendiz (JAA), uma iniciativa do SENAR-PR, repercute positivamente entre os jovens. Apesar dos relatos que destacam as boas experiências, sua eficiência ainda não havia sido comprovada cientificamente. Isso até agora! A agrônoma e instrutora do SENAR-PR, Lidiane Braga, realizou uma pesquisa inédita que avalia os impactos do programa entre os egressos. Resultado: o JAA tem atingido seu objetivo como ferramenta de aprendizagem rural.
O projeto “Influência do Programa Jovem Agricultor Aprendiz (JAA) no desenvolvimento humano e profissional de jovens” foi desenvolvido como dissertação do Programa de Mestrado em Agronomia pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) e apresentado à banca avaliadora no início de julho deste ano. Para alcançar os resultados, a pesquisadora aplicou questionários e/ou entrevistou 565 egressos do programa entre 2013 e 2017.
A pesquisa teve início em 2017, com apoio do SENAR-PR e da rede de instrutores do JAA. “O SENAR-PR autorizou a pesquisa e forneceu todos os dados que eu precisava. Também foi apresentado a outros instrutores do JAA, que auxiliaram no contato com seus egressos. Isso reforçou a questão do vínculo que é criado entre o instrutor e o participante. Foi um trabalho em conjunto”, destaca Lidiane.
A pedagoga e coordenadora do JAA, Regiane Hornung, avalia que os resultados da dissertação, além de comprovar a eficiência do programa, são importantes dentro do próprio SENAR-PR, pois contribui para a tomada de decisões futuras. “Em 2015 começamos a fazer uma avaliação de egressos dos programas do SENAR-PR. Esta pesquisa da Lidiane reforça o nosso trabalho. Com isso, podemos identificar o que devemos manter e também melhorias a serem feitas”, aponta Regiane, que esteve presente na defesa do estudo.
Ainda de acordo com a pedagoga do SENAR-PR, a instituição está implementando processos avaliativos de seus programas e ações para mensurar resultados, conforme estabelecido pelo Conselho Nacional de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas, por meio do Decreto 9.834 de 12 de junho de 2019.
Resultados
Para Lidiane, uma das principais conclusões do trabalho é em relação ao vínculo com o meio rural despertado entre os jovens. A partir dos dados levantados é possível constatar que o JAA tem conseguido que seus participantes encontrem uma conexão com o campo, ainda que estejam vivendo em meio urbano. Os resultados apontam que, no início do programa, cerca de 68% afirmam que têm vínculo com o campo.
Ao final, mais de 92% declaram que possuem essa relação. A autora da dissertação observa que isso funciona como um preparo para a sucessão familiar, pois o jovem começa a se interessas pelas atividades ligadas ao setor agropecuário e percebe que ali existe uma possibilidade de carreira profissional.

CT de Bovinocultura de Corte da FAEP prepara ações contra cisticercose
Apesar de ter havido redução do número de casos no ano passado, registros recentes preocupa produtores paranaenses

Integrantes da CEMF participam de encontro com deputadas em Brasília
Evento fez parte da estratégia de formação de líderes da Comissão Nacional das Mulheres do Agro, criada em 2022

Preço e sanidade estão na pauta da cadeia leiteira do Paraná em 2023
Entre os temas também constam reforma tributária, redução de custos e realização de um diagnóstico do setor

Senar-PR seleciona instrutores para cursos na área de aves
Dois editais estão com inscrições abertas ao longo do mês de abril