Logo CNA

Maranhão

Senar prepara jovens aprendizes para início de carreira profissional em Balsas
Foto 01 Jovem Aprendiz Rural

Programa especial do Senar Maranhão prepara jovens aprendizes contratados por empresas que atuam no agronegócio da região

21 de novembro 2023

Por: Raquel Araújo

Fonte: ASCOM - FAEMA/SENAR-MA

Uma turma de jovens estudantes de Balsas, na região do cerrado sul maranhense, estão se preparando para iniciar sua carreira profissional por meio do programa Jovem Aprendiz Rural, voltado a atender as exigências do governo federal (Ministério do Trabalho e Emprego – MTE), especialmente a Lei nº 10, 000/2002.

O programa prepara jovens para o mercado de trabalho, desenvolvendo habilidades e comportamentos essenciais para o mercado de trabalho, e treina técnicas específicas que atendem necessidades de empresas que exploram atividades rurais.

Em visita à turma de Comunicação e Oratória do Programa Jovem Aprendiz Rural que acontece na sede do Sindibalsas, o presidente da FAEMA, Raimundo Coelho, destacou a importância de os jovens participarem das capacitações. “Os conhecimentos que vocês recebem aqui vão ajuda-los em toda a jornada profissional de vocês”, destacou.

Os jovens estão sendo preparados para concorrerem a vagas que foram disponibilizadas pelas empresas Gees/Riza e Natto.

Jovem Aprendiz Rural – O programa é voltado a jovens de 14 a 24 anos completos e incompletos, preferencialmente, filhos de famílias de trabalhadores ou produtores rurais, que tenham concluído ou estejam cursando regularmente o ensino fundamental ou médio, matriculados em curso de aprendizagem com vínculo empregatício caracterizado por contrato de aprendizagem, conforme previsto na legislação.

A iniciativa é parte da estratégia de Formação Profissional Rural, (FPR), com metodologia de ensino voltada aos aprendizes, capacitando-os para o ingresso no mercado de trabalho. O curso técnico é destinado aos jovens que queiram ingressar em atividades agropastoris, com capacidade para atender a sua comunidade, ganhando um ofício e melhorando a renda de sua família.

Os participantes deste tipo de capacitação recebem aulas teóricas e práticas dentro das instalações da empresa, podendo, ao final do curso, aqueles que melhor se destacarem serem contratados para exercer a função como empregado dentro do estabelecimento. Enquanto alunos, eles recebem meio salário mínimo que os mantêm em suas atividades.

Matérias Relacionadas