ALIMEN T AN D O O B R A SILEIRO

Paraná

Sistema FAEP abre edital para contratação de instrutor do JAA
Instrutor JAA

Programa educacional é voltado a adolescentes entre 14 e 18 anos. Inscrições podem ser realizadas até 22 de setembro

16 de setembro 2024

Por: Comunicação Sistema FAEP

Fonte: Comunicação Sistema FAEP

O Sistema FAEP está com edital aberto para o credenciamento de instrutores para o programa Jovem Agricultor Aprendiz (JAA), na modalidade “Gestão Rural – Preparando para a gestão” . As inscrições podem ser feitas até o dia 22 de setembro, no site sistemafaep.org.br , no menu “Atuação”, “SENAR-PR” e “Editais” .

Os candidatos devem possuir, preferencialmente, Ensino Superior completo nas seguintes áreas: Medicina Veterinária, Zootecnia, Engenharia Agrícola, Agronomia e Administração. Formações em outras áreas serão analisadas individualmente.

O JAA é um dos programas educacionais mais tradicionais do Sistema FAEP, voltado a jovens do Ensino Médio, entre 14 e 18 anos de idade e de preferência que tenham algum vínculo direto com o meio rural. Entre seus objetivos está o fortalecimento da ligação dos jovens com a terra, a redução do êxodo rural e a formação de novas gerações com relação ao trabalho na agropecuária.

O edital é voltado ao credenciamento de pessoas jurídicas, com exceção de Empresas Individuais, Microempreendedores Individuais (MEI), Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (Eireli) ou cooperativas. O processo de seleção é composto de seis fases, dentre as quais prova técnica, via educação a distância (EaD), prova pedagógica (via EaD), capacitação técnica (presencial) e a avaliação técnico-pedagógica, que compreende a apresentação e uma aula demonstrativa (presencial).

JAA

O programa possui duas fases. A primeira, intitulada “Preparando para gestão” , tem 144 horas de duração, distribuídas em encontros semanais de quatro horas. Ela compreende conhecimentos básicos nas áreas de agricultura e pecuária, além de temas transversais, como comunicação, liderança, trabalho em equipe e cidadania.

A segunda fase possui 104 horas de duração e engloba módulos específicos para continuidade da formação dos jovens em áreas específicas da agropecuária. Nesta etapa, os participantes devem escolher entre bovinocultura leiteira , fruticultura , mecanização agrícola , olericultura e piscicultura .

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas