Logo CNA

Dia de Mercado de Grãos debate previsões climáticas para a safra 2017/2018
Diademercado graos 0 66253300 1515008868

12 de setembro 2017
Por CNA

Brasília (13/09/2017) – O 5º Dia de Mercado de Grãos que acontece na sexta (15), em Chapecó (SC), traz para o debate as previsões climáticas para a safra 2017/2018 e as técnicas de manejo para o controle de doenças da soja.

O pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Soja) Rafael Moreira Soares vai apresentar técnicas de manejo que podem ser adotadas no controle das principais doenças da soja, como a ferrugem-asiática, a podridão radicular de fitóftora e o mofo-branco.

“Essas técnicas incluem o manejo cultural, a rotação de culturas, o uso de cultivares resistentes, o tratamento de sementes, o controle químico e biológico e a implementação de medidas legislativas”, afirmou Soares.

Já o meteorologista e consultor em climatologia Celso Luís de Oliveira vai falar sobre o padrão climático da safra na região de Chapecó, demais regiões brasileiras, Argentina e Estados Unidos.

“Passaremos por uma neutralidade climática, porém com o oceano Pacífico frio em sua porção leste. Isso poderá impactar a safra da Região Sul do Brasil e Argentina, pois aumenta o risco de estiagens regionalizadas durante o desenvolvimento da soja e do milho”, disse Oliveira.

Ainda de acordo com ele, no verão pode haver chuva forte e constante, chamada de invernada.

O Dia de Mercado de Grãos é promovido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a Federação da Agricultura e Pecuária de Santa Catarina (FAESC) e o Sindicato Rural de Chapecó.

As inscrições podem ser feitas pelo telefone (49) 3322-0620 ou pelos e-mails cna.campofuturo@cna.org.br; andreia@faesc.com.br e srchapeco@faesc.com.br

Dia de Mercado de Grãos
Data: 15 de Setembro de 2017
Horário: 10h às 16h
Local: Auditório do Mogano Premium Hotel – Avenida Fernando Machado, 574 E, Centro, Chapecó/Santa Catarina

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109 1419
cnabrasil.org.br
canaldoprodutor.tv.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA

Matérias Relacionadas