Minas Gerais
Dia de Campo traz resultados do FIP no Triângulo Mineiro
Por: SENAR MINAS
O Sistema FAEMG está promovendo dez Dias de Campo no Triângulo Mineiro, entre julho e setembro, para os produtores assistidos pelo Projeto FIP Paisagens Rurais. Em Uberaba, o evento reuniu mais de 140 participantes, entre produtores e profissionais do setor, na quinta-feira (18), na Fazenda Capão Alto. O objetivo é apresentar as ações que estão sendo desenvolvidas e os resultados já alcançados em propriedades que são consideradas casos de sucesso. Atualmente, o projeto assiste gratuitamente 1.600 pecuaristas de corte e de leite em Minas Gerais.
O casal de pecuaristas de leite João Leal Filho e Selma Stival Leal aderiram ao FIP Paisagens recentemente e aproveitaram o Dia de Campo para conhecer melhor o funcionamento do projeto. “Foi um programa muito bem aproveitado. Saímos daqui com algumas orientações fortalecidas e levando novidades que podem ser aplicadas na nossa propriedade”, afirmaram. Já o pecuarista de corte Nivaldo Pedro da Cruz soube do projeto por meio do vizinho, que é assistido. “Vi as mudanças que estavam ocorrendo na propriedade dele e vim aqui hoje em busca de mais informações”, revelou.
Ao longo da manhã, os produtores circularam pelas seis estações instaladas na propriedade, com os temas: Alimentos alternativos para bovinos; Manejo de pastagens; A vantagem no uso do touro zebuíno PO em fêmeas comerciais; Principais cuidados na criação de bezerros; e ainda estações sobre o projeto FIP Paisagens e sobre os resultados da propriedade. Os assuntos foram abordados por especialistas do Sistema FAEMG, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) e de empresa especializada no setor.
Para os produtores Pablo Leal Gonçalves e Romens Olívio, da Fazenda Capão Alto, foi uma satisfação sediar o Dia de Campo e receber outros pecuaristas. “Estamos fazendo o dever de casa. Para ter o resultado esperado é preciso seguir as orientações técnicas do projeto e fazer os investimentos necessários. Estamos muito contentes com a parceria”, afirmaram. Em apenas nove meses de assistência, os produtores já recuperaram e fizeram intervenções em 33,8 do total de 49 hectares da propriedade, promovendo o cercamento de áreas de APP, curvas de nível e terraços para conservação do solo, entre outras ações.
Avaliação positiva
O gerente regional do Sistema FAEMG em Uberaba, Caio Oliveira, avaliou que o Dia de Campo foi uma oportunidade para os produtores conhecerem os bons resultados proporcionados pelo projeto. “Aqui é um exemplo de como as orientações de preservação ambiental e de gestão do negócio estão trazendo benefícios para a propriedade. É um incentivo para quem está iniciando na assistência ou para quem ainda deseja participar”, comentou.
O supervisor do FIP Paisagens, Sebastião de Paula Resende Júnior, destacou a interação dos participantes. “Eles questionaram bastante. Conseguimos plantar uma semente para buscarem mais informações e verem que temos novidades e alternativas para que o produtor seja, cada vez mais, eficaz na atividade. A avaliação foi muito positiva”, completou.
Presente na abertura do Dia de Campo, o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Uberaba, Marco Túlio Machado Borges Prata, ressaltou que o FIP Paisagens Rurais é um exemplo de que o produtor tem consciência ambiental. “O projeto trata da assistência técnica, traz conhecimento para que ele possa produzir mais, e também trabalha as questões de proteção de áreas ambientais, de solo degradado, entre outras”, afirmou. Também estavam presentes o coordenador do FIP Paisagens Rurais em Minas Gerais, Giovanne Oliveira Costa Sousa, e o analista de ATeG do Sistema FAEMG, Ricardo Tuller.
Outros estados
Além de Minas Gerais, o Dia de Campo em Uberaba também contou com a presença de supervisores e coordenadores regionais do FIP Paisagens dos estados de Mato Grosso, Tocantins, Goiás, Maranhão e Bahia. A visita à propriedade fez parte do cronograma de atividades da capacitação promovida na cidade entre os dias 16 e 18 de agosto.
A coordenadora de Monitoramento do SENAR Administração Central, Cristiane Edna Camboim, explicou que eles receberam um treinamento sobre a aplicabilidade da planilha de Indicadores de Sustentabilidade em Agroecossistemas (ISA) nas ações do SENAR, no âmbito do Projeto FIP Paisagens Rurais. O Dia de Campo foi uma oportunidade para os visitantes conhecerem os resultados do projeto na região do Triângulo Mineiro.
FIP Paisagens Rurais
O Projeto Gestão Integrada da Paisagem no Bioma Cerrado – FIP Paisagens Rurais é financiado com recursos do Programa de Investimento Florestal, através do Banco Mundial. A coordenação é do Serviço Florestal Brasileiro (SFB) e da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação, do MAPA, com parceria da Agência de Cooperação Técnica Alemã (GIZ), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e do MCTIC, por meio do Inpe e da Embrapa.
Confira o cronograma dos próximos Dias de Campo:
Dia 27 de agosto – 8h às 13h – Campina Verde (Fazenda Templária)
Dia 01 de setembro – 8h30 às 13h - União de Minas (Fazenda Casinhas)
Dia 17 de setembro – 9h30 às 13h – Santa Vitória (Fazenda Beija-Flor)
Dia 22 de setembro – 9h às 12h30 – Uberlândia (Sítio Recanto Dias)
Dia 23 de setembro – 9h às 13h - Campo Florido (Sítio MS)
Dia 24 de setembro – 9h às 13h - Prata (Sítio Nossa Senhora Aparecida)