Logo CNA

Tocantins

Dia de campo: prova de ganho de peso em Silvanópolis
DIA DE CAMPO SILVANOPOLIS

Em parceria com a ACNT, 20 técnicos de campo do Senar participaram do evento

12 de maio 2023

Por: Assessoria de Comunicação - Sistema FAET/Senar

O Senar marcou presença numa Prova de Ganho de Peso de bovinocultura de corte na Fazenda Encontro da Esperança, em Silvanópolis, na região central do estado. A iniciativa, patrocinada pela instituição é da Associação de Criadores de Nelore do Tocantins – ACNT e tem o objetivo de avaliar o desempenho dos animais durante um período determinado de tempo.

Para este evento, o Senar levou uma comitiva de 20 técnicos de campo que atuam na instituição. “É muito importante que os técnicos de campo saibam avaliar um reprodutor de qualidade, com isso eles poderão auxiliar os nossos produtores assistidos pelo Senar na hora de escolherem animais para melhorar geneticamente seus rebanhos”, pontuou a superintendente, Rayley Campos Luzza.

Para o diretor de Assistência Técnica e Gerencial do Senar (ATeG), Fabrício Vasconcelos, a iniciativa foi fundamental para o trabalho de assistência realizada nas propriedades. “Esse aprendizado subsidia os técnicos a auxiliar o produtor na tomada de decisão”, destacou.

METODOLOGIA

No caso dos animais que participam da prova de ganho de peso, a média de idade era de cerca de 18 meses. Os animais receberam uma dieta controlada e balanceada para que o resultado fosse o mais preciso possível. O início dos trabalhos foi em julho do ano passado.

O evento contou com a participação de um técnico da ABCZ (Associação Brasileira de Criadores de Zebu), criadores e empresários do setor agropecuário e de uma empresa especializada para realizar a pesagem. Foram avaliados mais de 80 animais de cerca de 20 produtores do estado, todos da raça nelore, uma das mais utilizadas para a produção de carne no Brasil.

O local escolhido foi a Fazenda Encontro da Natureza que é conhecida por sua tradição na criação de gado de corte. “Quando cheguei no Tocantins há 30 anos, o gado era um animal criado no agreste, as pessoas não colocavam bois raçadores. E depois, nós começamos a ver bezerros, que se tornaram touros e melhoraram a qualidade do rebanho. O pequeno e médio produtor já se inteirou da vantagem de comprar um boi bom e sabe diferenciar preço de valor”, disse Celso Guelfi, dono da fazenda.

Para o técnico de campo da ABCZ e diretor técnico da ACNT, José Ribeiro Neto, “a intenção com o resultado é fazer uma publicidade com esses animais e mostrar o trabalho e potencial do Tocantins”, afirmou.

"Saber identificar a estrutura corporal do animal e fazer uma análise eficaz da parte reprodutiva é umas das partes essenciais para se conseguir ter bons resultados na produção”, afirmou a técnica de campo do Senar, Dayane Muniz, que ficou feliz com a experiência.

Para mais informações, acesse SISTEMA FAET/SENAR

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas