Logo CNA

Delegação do AgroBrazil visita indústria de etanol de milho em Dourados
Whats App Image 2023 09 20 at 11 30 11

Grupo conheceu, na quarta (20), as instalações da Inpasa, em Dourados (MS)

20 de setembro 2023
Por CNA

Dourados, MS (20/09/2023) - A delegação de estrangeiros, que participa da 9ª edição do Programa de Intercâmbio do AgroBrazil, em Mato Grosso do Sul, conheceu, na quarta (20), uma indústria produtora de combustível renovável à base de milho, em Dourados (MS).

A comitiva visitou a unidade do grupo Inpasa, que começou a operar em 2022 no município. Os principais produtos da empresa são o etanol, óleo de milho e DDGS (grãos secos de destilaria com solúveis) como fonte de proteína para nutrição animal e energia elétrica, por meio da transformação de biomassa de bagaço da cana, raiz de eucalipto, caroço de açaí.

De acordo com o gerente comercial da Inpasa, Rui Farias Filho, na unidade de Dourados são produzidos 935 milhões de litros de etanol de milho por ano, contribuindo para o estímulo da produção do cereal de segunda safra na região, investimentos em tecnologia e geração de empregos e renda no campo e na cidade.

Sala de controle da unidade Sala de controle da unidade

“O etanol de milho gera 80% menos CO2 do que a gasolina. Além disso, promove a sustentabilidade por meio da geração de vapor e energia elétrica derivada de fontes renováveis, intensificação da produção de carne e leite, verticalização de produtos e fomento à silvicultura e a cadeia de biomassa”, disse Rui.

Durante a visita, o grupo, formado por diplomatas da Alemanha, Austrália, Canadá, Coreia, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Indonésia, Reino Unido, Tailândia e Turquia, assistiu a uma palestra sobre a Inpasa e depois fez um tour na unidade, passando pelas áreas de pesagem de caminhões, armazéns verticais e horizontais, carregamento e descarregamento de milho, farelos e líquidos (óleo e etanol).

“O nosso objetivo com a visita é mostrar mais uma das alternativas que o Brasil tem para o produtor rural negociar sua produção de milho para ser transformado em combustível sustentável e quase carbono neutro, disponível no mercado brasileiro”, afirmou a assessora de Relações Internacionais da CNA, Elena Castellani.

Comitiva em palestra de apresentação da empresa Comitiva em palestra de apresentação da empresa

A oficial sênior de Política Econômica da Embaixada do Canadá, Raiza Martinelli, ficou bastante impressionada com toda a estrutura da Inpasa. “É muito bom saber que tem uma empresa como essa dentro do Brasil que está praticando a sustentabilidade de uma forma tão interessante. Foi muito positivo”.

À tarde, a comitiva segue para o município de Naviraí para conhecer a produção de fécula e amido de mandioca e fios de algodão da Cooperativa Sul-mato-grossense (Copasul).

AgroBrazil - O programa de intercâmbio é realizado pela CNA, em parceria com a Apex-Brasil, com o objetivo de apresentar a realidade da produção agropecuária nacional para delegações estrangeiras e permitir um contato direto com os produtores rurais brasileiros. Nesta edição, a iniciativa tem o apoio da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Mato Grosso do Sul (Famasul).

Assessoria de Comunicação CNA
Fotos: Wenderson Araújo
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
 twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas