ALIMEN T AN D O O B R A SILEIRO

Cursos e treinamentos são ministrados pelo SENAR-MA durante a 49ª Expoimp
Expoimp1 0 741045002015150608991

Atividades foram realizadas dentro do Programa Mais Produção

20 de julho 2017
Por Senar

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Maranhão (SENAR-MA) levou para a 49ª Exposição Agropecuária de Imperatriz (Expoimp) diversas ações por meio de cursos e treinamentos. As atividades são voltadas para os produtores rurais do sul do estado assistidos pelo Programa Mais Produção, desenvolvido pela entidade em parceria com o Governo do Estado para fortalecer o agronegócio naquela região.

A iniciativa é executada pelo SENAR-MA e atende 1.550 propriedades rurais com assistência técnica e gerencial (ATeG), nas cadeias produtivas de carne e couro, leite, piscicultura, hortifruti e arroz.

A Expoimp 2017 ocorreu no período de 8 a 16 de julho, no Parque de Exposições Lourenço Vieira da Silva, com a realização do Sindicato dos Produtores Rurais de Imperatriz (Sinrural). No local, o SENAR manteve uma estande para receber os produtores rurais e encaminhá-los para as capacitações.

O superintendente do SENAR-MA Luiz Figueirêdo e a equipe da entidade coordenaram os trabalhos no espaço, assim como a entrega de certificados de cursos realizados pelo Programa Mais Produção, em Imperatriz, e nas cidades vizinhas.

Treinamentos

Considerando a vocação da região, foram ofertados quatro cursos: Inseminação Artificial de Bovinos, Irrigação e Drenagem, Montagem de Cerca Elétrica e Derivados do Leite.

Queijo, ricota, iogurte, doces, requeijão cremoso, bebidas lácteas, leite condensado e o queijo cremoso cheddar, encheram os olhos e entusiasmaram os produtores rurais de Imperatriz, Davinópolis, João Lisboa e Buritirana. O leite para a elaboração dos produtos foi doado por produtores participantes e expositores.

Com esses treinamentos ocorridos durante a Expoimp/2017, somam-se mais de 10 cursos ofertados, recentemente, com o objetivo de aperfeiçoar o aprendizado do produtor, fazer gerar ocupação e renda, e ainda, melhorar a qualidade de vida do homem do campo.

“O treinamento ensina as boas práticas para a produção de itens feitos a partir do leite. Temos toda a satisfação de trabalhar com o produtor rural, e poder contribuir com a melhoria de vida de cada um deles”, disse Ana Joaquina, instrutora do SENAR-MA.

Luiz Figueiredo destacou a importância do trabalho em Imperatriz para o produtor rural. “Foi muito importante a realização desses cursos, pois deu uma satisfação a toda a sociedade rural e urbana da região tocantina, do trabalho sério que o governo do estado em parceria com o Senar vem desenvolvendo em apoio aos pequenos e médios produtores da região, contribuindo, fundamentalmente, para que o programa Mais Produção alcance as metas planejadas", destacou ele.

Segundo o secretário da Sagrima, Márcio Honaiser, a Faema e o SENAR-MA estão entre os maiores parceiros do Governo do Estado. “Tanto no convênio para oferecer assistência técnica e gerencial a 1.550 propriedades, quanto nas ações que realizamos em conjunto nas feiras agropecuárias. Para o setor produtivo, uma parceria como esta é fundamental, para termos bons resultados".

Assessoria de Comunicação Sistema Faema/SENAR-MA
senar-ma.org.br/