Acre
Notícias
Curso Técnico em Agronegócio realiza dia de campo para estudantes do SENAR – AC
Além do Curso Técnico em Agronegócio, também teve início em Rio Branco neste ano a primeira turma do Curso de Zootecnia.
Por: Astorige Carneiro (ASCOM)
Equipe do SENAR - AC e estudantes do Curso Técnico em Agronegócio. Foto: ASCOM
Unindo a prática ao conhecimento teórico, foi realizada na última terça (20 de setembro), na zona rural do município de Capixaba, atividade de campo para os alunos do curso Técnico em Agronegócio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR – AC).
Visita de campo integra atividades do módulo "Técnicas e Sistemas de Produção Agropecuária”. Foto: ASCOM
A visita foi realizada em duas propriedades rurais (nomeadas “Fim de Mundo” 1 e 2), ambas recebendo atendimento da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) na cadeia produtiva de fruticultura, como parte das atividades que constituem a unidade curricular “Técnicas e Sistemas de Produção Agropecuária”. Nesta unidade, que integra o Módulo Específico I - Operação das Cadeias Produtivas do Agronegócio, são trabalhados itens como identificação de tecnologias produtivas, reconhecer padrões de produção, e aprimorar conhecimentos inovadores dentro do agronegócio.
Maracujá é destaque na propriedade Fim de Mundo 1, em Capixaba. Foto: ASCOM
João Lucas Ferreira, técnico de campo da ATeG do SENAR – AC, guiou a visita pelas propriedades, destacando os pontos fortes ligados às técnicas aplicadas na produção de fruticultura, incluindo escoamento da produção, recursos hídricos e solo excelentes, e a comercialização do próprio produto, ou seja, atualmente eles não dependem de cooperativa e nem de atravessador para realizar as vendas.
Prática e teoria integram as atividades da oferta educacional do SENAR - AC. Foto: ASCOM
“Hoje, se o aluno sai do curso apenas com teoria, dificilmente consegue suceder no mercado de trabalho. Quando ele chega ao campo, vê as barreiras que existem no manejo, no desenvolvimento da produtividade, então é bom que o aluno perceba que precisa de um olhar diferenciado para cada propriedade e para cada produtor”, destacou João Lucas.
Alunos deverão apresentar relatório sobre a visita como parte das atividades da Unidade Curricular. Foto: ASCOM
Para o estudante Rocimar Souza da Conceição, estas atividades só reforçam o que vem sendo aprendido em sala de aula e no ambiente virtual de aprendizado: “Futuramente, quando estivermos atuando profissionalmente, serão de extrema importância para aplicarmos às nossas ações enquanto trabalhadores do setor do agronegócio.”
Produtor José de Melo Ferreira é atendido há mais de um ano pela ATeG. Foto: ASCOM
Também acompanharam as visitas às propriedades rurais a secretária escolar do SENAR – AC, Katiane Lima, e o tutor do módulo, Lucas da Silva Bastos, que foi aluno do curso (turma de 2019). “Sinto orgulho de estar agora no papel de educador. Por meio das visitas de campo, nós aliamos a teoria com a prática, junção importantíssima no trabalho voltado para o agronegócio. Mostramos que o nosso trabalho não é feito apenas no perímetro urbano, é necessário ter contato com os produtores e entender a experiência de cada um”, disse Lucas.
SOBRE A OFERTA EDUCACIONAL DO SENAR – AC
Através da oferta dos cursos técnicos, realizados em parceria com a Rede e-Tec Brasil, já foram formadas cinco turmas do curso Técnico em Agronegócio, resultando em mais de 50 profissionais devidamente formados pelo SENAR – Acre, contribuindo para o desenvolvimento do agronegócio acreano. Este ano, também foi inaugurada uma turma de estudantes no Polo de Ensino em Cruzeiro do Sul, beneficiando a região do Juruá.
Além do Curso Técnico em Agronegócio, também teve início em Rio Branco neste ano a primeira turma do Curso de Zootecnia. Ambos são 100% gratuitos e reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC), tendo duração de 2 anos e 2 anos e meio, respectivamente.