Logo CNA

COP-27 - CNA debate regularização ambiental na propriedade rural
Whats App Image 2022 11 14 at 10 08 59

Painel apresentou detalhamento de ações e experiências do PraValer

14 de novembro 2022
Por CNA

Brasília (14/11/2022) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, na segunda (14), de painel na Conferência das Nações Unidas para questões Climáticas (Cop-27) sobre a importância da regularização ambiental e a contribuição do produtor rural para o desenvolvimento sustentável e para a segurança alimentar.

O painel foi moderado pelo presidente da Comissão Nacional de Meio Ambiente da CNA, Muni Lourenço Silva Júnior, e contou com a participação do diretor-geral do Serviço Florestal Brasileiro (SFB), Pedro Neto, da assessora técnica da coordenação de Sustentabilidade da CNA, Cláudia Mendes, da diretora de regularização ambiental do SFB, Jaíne Cubas, e do pesquisador da Embrapa)José Felipe Ribeiro.

Painel sobre sobre a importância da regularização ambiental na COP-27 Painel sobre sobre a importância da regularização ambiental na COP-27

Durante o painel, foi abordada a implantação do Cadastro Ambiental Rural (CAR), previsto no Código Florestal Brasileiro, e as ações e resultados do Programa de Regularização Sustentável e Segurança Alimentar (PraValer).

O PraValer é uma parceria entre a CNA, Embrapa e Serviço Florestal Brasileiro para promover a regularização ambiental produtiva das propriedades rurais, buscando a convergência entre os setores produtivo e ambiental com base em resultados de pesquisa.

O Projeto, inicialmente, é desenvolvido no Amazonas, Minas Gerais e Espírito Santo. A intenção da CNA e dos parceiros é ampliar as ações para outros estados.

Para o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Amazonas (FAEA) e da Comissão de Meio Ambiente da CNA, Muni Lourenço, o PraValer é uma iniciativa importante e estratégica para apoiar o produtor rural na obtenção da regularização ambiental.

“Atuamos intensamente, por meio do Senar, com os produtores rurais assitidos no PraValer, dentro da política de incentivo à regularização ambiental produtiva, para que o produtor se regularize ambientalmente e tenha também retorno econômico”, disse.

Pedro Neto falou sobre a implementação do Código Florestal Brasileiro. “O Brasil já apresenta mais de 6.7 milhões de cadastros. São 628 milhões de hectares cadastrados.

Diretor-geral do Serviço Florestal Brasileiro (SFB), Pedro Neto Diretor-geral do Serviço Florestal Brasileiro (SFB), Pedro Neto

“A etapa da inscrição do produtor rural no CAR já está praticamente concluída. O esforço agora é para a análise desses cadastros", destacou. O CAR e suas etapas foi apresentado pela diretora de regularização ambiental do SFB, Jaíne Cubas.

Segundo o diretor do SFB, é nesse contexto da implementação do CAR que se insere o PraValer. "O programa traz uma iniciativa pioneira para estímulo, apoio, orientação ao produtor rural para que ele cumpra a obrigação de elaboração dos planos de regularização ambiental", afirmou.

A assessora técnica da CNA, Claudia Mendes, apresentou o detalhamento das etapas e ações do PraValer e afirmou que o programa foi construído pensando nas dificuldades que o produtor rural vai ter para se regularizar.

Apresentação da assessora técnica da coordenação de Sustentabilidade da CNA, Cláudia Mendes Apresentação da assessora técnica da coordenação de Sustentabilidade da CNA, Cláudia Mendes

“Os diferencias do programa são a convergência, a simplificação dos processos, busca por alternativas para resolver os gargalos para regularização, soluções tecnólogicos com chancela da pesquisa. No programa, a gente reúne pessoas e constrói o caminho que o produtor rural precisa trilhar”, explicou.

José Felipe Ribeiro, da Embrapa, falou sobre como a ciência está ajudando ajudando no fluxo da regularização ambiental. “O PraValer espera ser o modelo para a regularização ambiental produtiva a ser replicado em todo o país, destacando a integração da ciência com a transferência de tecnologias e o papel do produtor rural no desenvolvimento sustentável e na segurança alimentar”.

Assista ao painel completo por meio do link .

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação