Logo CNA

Mato Grosso

Conhecimento ajuda família a quitar dívidas e iniciar empreendimento
09032021092611

Os últimos débitos foram pagos graças ao conhecimento adquirido em cursos do Senar-MT em parceria com o Sindicato Rural de Nova Canaã do Norte

9 de março 2021

Por: Assessoria de Imprensa/Senar-MT

Fonte: Assessoria de Imprensa/Senar-MT

Márcia Lopes de Brito exibe orgulhosa o pontapé inicial de seu empreendimento, uma camiseta estampada com os dizeres "Delícias da Fazenda". Ter o próprio negócio sempre foi o seu sonho e a paulista de 37 anos somente pode começar a construí-lo após quitar as dívidas. Os últimos débitos foram pagos graças ao conhecimento adquirido em cursos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), em parceria com o Sindicato Rural de Nova Canaã do Norte.

"A realidade é que hoje não devemos nada a ninguém e agora podemos começar a sonhar. Mandei fazer a camiseta e vamos estruturar o negócio", destaca. A família se mudou de Pernambuco em busca de novas oportunidades de trabalho e, atualmente, mora em Nova Canaã do Norte. Há um ano e seis meses em terras mato-grossenses, Márcia já concluiu três capacitações pelo Senar-MT: Mulheres em Campo e duas em Derivados do Leite. A última foi neste mês de fevereiro.

"Quando eu participei do primeiro curso de derivados, parece que o céu se abriu e eu vi várias oportunidades. Juntei ao conhecimento de gestão que eu aprendi no Mulheres em Campo e as vendas decolaram", destaca. Após a aquisição dos novos conhecimentos, Márcia produz e vende cerca de cinco variedades de queijo, requeijão, biscoitos de nata, sequilhos, doces de leite com coco e chocolate, iogurte, dentre outros.

Apesar de ter sido a única da família a ter feito os treinamentos, o esposo e os três filhos também estão envolvidos no negócio. "Todos ajudam o meu filho que está esperando completar 18 anos para se inscrever no curso de Derivados do Leite", destaca. Este treinamento possui esta idade mínima como exigência.

Instrutor credenciado junto ao Senar-MT, Marcelo Santana, foi quem ministrou os dois treinamentos de Derivados do Leite à Márcia e se sentiu realizado ao ver o depoimento da ex-aluna. "Tenho sentimento de realização profissional ver alguém progredindo, tendo esperança e trabalhando honestamente".

Kamila Bonfim, instrutora credenciada que ministrou o treinamento Mulheres em Campo, também demonstrou satisfação ao ver o resultado da capacitação. "Um dos maiores objetivos do curso é apresentar técnicas que possam aplicar no próprio negócio e desejo sucesso a ela para que cresça cada vez mais".

Sindicato - Os treinamentos foram realizados por meio da parceria entre Senar-MT e o Sindicato Rural de Nova Canaã do Norte, que foi quem entrou em contato com Márcia para informar sobre as oportunidades.

O presidente do Sindicato Rural do município, Luiz Carlos Olini, explica que os interessados em realizarem os treinamentos devem procurar o Sindicato Rural do município, que está de portas abertas. "Pra nós é muito gratificante termos feito parte da realização de mais um sonho e que os demais também procurem o Sindicato para fazer os cursos, temos várias opções de treinamentos e estamos à disposição da comunidade", afirma.

Matérias Relacionadas