Congresso Internacional Alasa 2025 debate futuro do seguro rural

Na abertura, presidente da Alasa, Juan Carlos Cortés, destacou a importância das discussões no encontro
Brasília (09/04/2025) – O XVII Congresso Alasa 2025, promovido pela Associação Latino-americana para o Desenvolvimento do Seguro Agropecuário, teve início na terça (8), no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília.
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) é uma das apoiadoras do evento, que reúne seguradoras, resseguradoras, cooperativas agropecuárias, instituições financeiras, produtores, corretores, representantes de governos e especialistas de diversas partes do mundo.
Com o tema central “Inovação, Sustentabilidade e Cooperação para um Futuro Resiliente”, o congresso abre espaço para debates sobre os desafios e as oportunidades no mercado de seguros agropecuários na América Latina.
Na cerimônia de abertura, o presidente da Alasa, Juan Carlos Cortés, destacou o papel do Brasil e a relevância do encontro., que ocorre até quinta (10).
“Estamos realizando o evento em uma potência alimentar. O Brasil é um exemplo de tecnologia, investimentos, um exemplo principalmente pelos agricultores, para toda a América Latina. Nos próximos três dias vamos analisar as últimas tendências, o desenvolvimento do seguro agropecuário em nossa região, as tecnologias, as políticas públicas e os temas avançados, como prognóstico e as análises de clima. Estou confiante que todos irão se surpreender com os avanços da América Latina no tema e como fazemos muito com poucos recursos.”
O ministro da Agricultura e Pecuária do Brasil, Carlos Fávaro, também participou da abertura e reforçou a importância do seguro rural para o setor.
“O tema do Seguro Rural é desafiador, mas tenho certeza que o Congresso da Alasa será o momento ideal para que possamos fazer o bom debate, compreender que estamos diante de um desafio dos mais relevantes para a continuidade segura do setor agropecuário mundial, em especial, aqui do Brasil. Daqui tiraremos uma essência de como podemos superar esse desafio de enfrentarmos o pouco recurso disponível para a subvenção ao prêmio do seguro rural, ou o aumento por parte do Congresso Nacional, que tem a capacidade de ajustar o orçamento, para que possa ampliar os recursos governamentais de subvenção.”
Durante o evento, a Alasa prestou homenagem a personalidades que têm sido fundamentais para a construção do setor agropecuário. Foram homenageados os ex-ministros da Agricultura Alysson Paolinelli e Roberto Rodrigues, além de Ignacio Manchetti, Augustin Gutierrez e Márcio Freitas.
Além de Alasa, Mapa e CNA, o Congresso conta com o apoio das seguintes instituições: Organização das Cooperativas do Brasil (OCB); Confederação Nacional das Seguradoras (ConSeg); Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg); Federação Nacional de Corretores de Seguros (Fenacor); Sindicato dos Corretores de Seguros do Estado de São Paulo (Sincor-SP); FGV Agro e Embrapa.