Comitiva da CNA visita pavilhão brasileiro na Sial
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Grupo se reuniu com empresários que participam da maior feira de produtores agroalimentares da China
Brasília (14/05/2019) – No segundo dia da missão empresarial à China, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) visitou o pavilhão brasileiro na Sial, maior feira de produtos agroalimentares do país, e se reuniu com empresários que participam do evento.
A Sial este ano tem 52 empresas brasileiras de diversos setores expondo produtos como mel, açaí, biscoitos, massas e erva-mate.
![Delegação no pavilhão brasileiro da Sial China Delegação no pavilhão brasileiro da Sial China](https://cna-portal-2022.dotgroup.com.br/assets/images/IMG_9905.jpg)
Delegação no pavilhão brasileiro da Sial China.
“As empresas foram selecionadas de forma a potencializar os negócios das empresas brasileiras de acordo com os hábitos de consumo e do que está sendo mais demandado na China”, afirmou Gustavo Sperandio, da Apex-Brasil, responsável pelo pavilhão brasileiro na feira.
Na avaliação dos empresários que participam da Sial, os negócios são promissores. “O açaí ainda não é tão conhecido na China, mas na Ásia em geral já temos exportações expressivas para o Japão, Cingapura e Coreia. Esperamos que depois da participação na feira possamos ampliar ainda mais as nossas exportações para China”, disse Rafael Ferreira, da Petruz Açaí, empresa de Belém, no Pará.
![Público visita espaço brasileiro na feira. Público visita espaço brasileiro na feira.](https://cna-portal-2022.dotgroup.com.br/assets/images/IMG_9920.jpg)
Público visita espaço brasileiro na feira.
“É muito importante que as empresas de açaí venham para a China. A China possui um mercado enorme e os consumidores chineses ainda não sabem muito sobre o produto”, destacou Angel Zhu Melfi, parceira chinesa da empresa Goola Açaí, do Amazonas.
No caso do suco de laranja, o diretor-executivo da Citrus BR, Ibiapaba Netto, acredita que as negociações entre governo brasileiro e chinês para redução das tarifas de exportação serão positivas para o produto brasileiro.
![Interesse dos chineses pelo açaí brasileiro está crescendo, avaliam empresários. Interesse dos chineses pelo açaí brasileiro está crescendo, avaliam empresários.](https://cna-portal-2022.dotgroup.com.br/assets/images/IMG_9893.jpg)
Interesse dos chineses pelo açaí brasileiro está crescendo, avaliam empresários.
“As expectativas são grandes, a China é um parceiro importante do suco de laranja brasileiro. Já temos um comércio em torno de 100 milhões de dólares/ano e é possível ampliar essas exportações. O governo brasileiro está fazendo sua parte e esperamos que os chineses se sensibilizem para que a gente consiga abrir esse mercado.”
A comitiva também acompanhou a reunião da delegação brasileira ao Rabobank, onde a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, fez uma apresentação sobre as oportunidades e desafios para a proteína animal e as oleaginosas brasileiras na China.
![Reunião da Comitiva no Rabobank, em Xangai. Reunião da Comitiva no Rabobank, em Xangai.](https://cna-portal-2022.dotgroup.com.br/assets/images/WhatsApp-Image-2019-05-14-at-08.03.29.jpeg)
Reunião da Comitiva no Rabobank, em Xangai.
Para o diretor de Relações Internacionais da CNA, Gedeão Pereira, a reunião foi instrutiva e mostra um cenário positivo para o Brasil nos mercados de grãos e carnes de frango e bovina.
“Ficou claro que a China poderá levar até cinco anos para recuperar o que está perdendo com a peste suína africana e a grande beneficiada nesse curto espaço de tempo será a produção de frango e carne bovina. Em relação ao consumo de grãos, os chineses estão demonstrando que irão importar menos 11 milhões de toneladas de grãos em 2019, ainda que a partir desse ano, sobre a base de 2017, a China voltará a recuperar essas importações na ordem de cinco milhões. Esse é o panorama mais importante para nós como Brasil produtor de soja e de carnes.”
Assessoria de Comunicação CNA
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