Logo CNA

Comitê gestor da EaD Senar debate soluções tecnológicas para aprendizagem
Comite Ead

Parte da reunião foi transmitida no Metaverso com os óculos de realidade virtual

9 de novembro 2022
Por Senar

Brasília (09/11/2022) – O Comitê Gestor de Educação a Distância do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural se reuniu, na quarta (09), para compartilhar os avanços no desenvolvimento das soluções educacionais oferecidos pelo Senar.

A abertura da reunião foi realizada em uma sala de reunião virtual no Metaverso.

A diretora adjunta de Educação Profissional e Promoção Social (DEPPS), Ana Angela Sousa, e a coordenadora de Formação Profissional Rural do Senar, Fabíola Bomtempo, interagiram por meio de seus avatares.

“O ambiente de realidade virtual é um projeto piloto para incorporar a inovação à instituição. Essa é a primeira reunião no Metaverso e a intenção é utilizar cada vez mais esse recurso como solução de aprendizagem para os cursos a distância, presenciais e no formato híbrido”, disse Ana.

Fabíola explicou as funcionalidades do cenário imersivo. “Existe uma infinidade de possibilidades para o uso de tecnologias imersivas que poderão nos ajudar a avançar no processo de tecnologia educacional com o uso de simuladores e de outros recursos”.

O portal de Educação a Distância oferece 121 cursos. Em 2022, foram desenvolvidos 22 cursos e estão em desenvolvimento 8 cursos da EaD Senar para serem lançados no primeiro trimestre de 2023.

Em 2022 o Senar lançou o primeiro tour virtual de uma queijaria artesanal. A intenção é que em breve sejam produzidos outros vídeos 360 de pulverização e apicultura.

A coordenadora de Educação Formal da Diretoria de Inovação e Conhecimento do Senar, Maria Cristina Ferreira, apresentou novidades, como o lançamento do curso técnico em Florestas no formato a distância, previsto para o primeiro semestre de 2023.

O guia de EaD do Senar disponibilizado para as Administrações Regionais do Senar foi apresentado pela assessora técnica, Larissa Arêa. O documento mostra todas as ações e orientações desde o planejamento a até a operação dos cursos.

Já a assessora técnica do Senar, Carolina Pietrani, mostrou aos participantes o processo de elaboração dos cursos e minicursos do portal EaD Senar.

Para conhecer os cursos oferecidos pelo portal de Educação a Distância do Senar, acesse: https://ead.senar.org.br/

Assessoria de Comunicação CNA

Fotos: Wenderson Araujo

Telefone: (61) 2109-1419

flickr.com/photos/canaldoprodutor

cnabrasil.org.br

twitter.com/SistemaCNA

facebook.com/SistemaCNA

instagram.com/SistemaCNA

facebook.com/SENARBrasil

youtube.com/agrofortebrasilforte