Logo CNA

Comissão das Mulheres do Agro da CNA discute agenda estratégica para 2023
Mulheres do agro

Grupo se reuniu na segunda (20), na sede da entidade, em Brasília

21 de março 2023
Por CNA

Brasília (21/03/2023) – A Comissão Nacional das Mulheres do Agro da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) se reuniu na segunda (20), na sede da entidade, em Brasília, para discutir a realidade dos grupos de mulheres nos estados e a agenda estratégica do colegiado para 2023.

No encontro, a presidente da Comissão, Stéphanie Ferreira, afirmou que um dos objetivos do grupo é preparar as representantes para atuarem nos estados. “A reunião é um momento para trocar experiências, conhecer a realidade das mulheres, entender os eixos de atuação da comissão e como ela irá atuar no agro”.

O diretor técnico da Confederação, Bruno Lucchi, falou sobre a missão do Sistema CNA/Senar e a importância das comissões nacionais para discutir temas de interesse do setor agropecuário. “Hoje existem 18 comissões na CNA. Uma das principais funções é receber demandas dos produtores, elaborar, discutir e encaminhar propostas para melhoria do setor”.

A programação da reunião teve oficinas para discutir a realidade das mulheres do setor agropecuário e as estratégias para aumentar a participação feminina nos sindicatos rurais. O consultor da Comissão, Celso Garcia, conduziu os debates.

“Uma pesquisa da Global Women Leaders revela que as mulheres representaram apenas 12% dos cargos de liderança em organizações internacionais entre 1945 e 2023. Existe um grande desafio em todos os setores e no agro não é diferente. É necessário trabalhar essa representatividade das mulheres no sistema”, disse.

Ainda no encontro, a coordenadora de Relações Institucionais da CNA, Maísa Barbosa, deu um panorama da participação das mulheres no poder legislativo brasileiro. “Atualmente 18% do total de parlamentares no Congresso Nacional é representado por mulheres. Diversas deputadas e senadoras estão à frente de comissões e debates importantes para o país”.

A Comissão também discutiu os projetos de lei ou iniciativas dos poderes legislativo e executivo com foco no público feminino importância da aproximação com parlamentares para o avanço de debates que beneficiem as mulheres.

“Mapeamos e identificamos alguns ministérios que possam ter relação com a comissão e algumas secretarias com potencial para articular e definir uma agenda com as representantes”, explicou a assessora técnica da CNA, Kelly Nascimento.

Comissão das Mulheres do Agro – O grupo foi lançado em agosto de 2022 e teve os trabalhos iniciados em fevereiro deste ano. A Comissão já conta com 54 representantes e possui três eixos de atuação: programa de fortalecimento das lideranças, criação de comissões estaduais de mulheres e representação política do Sistema CNA/Senar.

As principais ações previstas são: realizar diagnósticos, apoiar e auxiliar a implantação de comissões estaduais, realizar um encontro nacional de mulheres, criar um programa de fortalecimento de lideranças femininas e representar o sistema em fóruns e eventos.

Assessoria de Comunicação CNA

Foto: Wenderson Araujo

Telefone: (61) 2109-1419
  flickr.com/photos/canaldoprodutor
  twitter.com/SistemaCNA
  facebook.com/SistemaCNA
  instagram.com/SistemaCNA
  facebook.com/SENARBrasil
  youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas