Mato Grosso do Sul
Notícias
Produtor atendido pelo Senar/MS investe na horticultura e quer incentivar outros agricultores
29 de setembro 2023Com fim do vazio sanitário, produtores rurais já podem iniciar plantio da soja
15 de setembro 2023Noite de alegria em posse de diretoria para o Sindicato Rural de Bataguassu no triênio 2023-2026
15 de setembro 2023Com assistência do Senar, horticultor de MS passou a produzir 5 vezes mais

Por: Leandro Abreu
Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul
Aumento da lucratividade levou Giorgi a se dedicar exclusivamente ao próprio negócio
Em pouco mais de um ano recebendo Assistência Técnica e Gerencial do Senar/MS, o produtor rural Giorgi Menezes aumentou até cinco vezes a produção de sua horta, localizada no município de Paranaíba. Com isso, ele passou a focar integralmente no seu próprio negócio, deixando de fazer serviço “para fora” para ter que complementar a renda. Essa é a história do “Senar/MS Transformando Vidas” que contaremos nesta semana.
Hoje, em sua propriedade, Giorgi cultiva quiabo, mandioca, pepino, abóbora e melancia. Mas nem sempre foi assim. “A gente ampliou bastante a variedade, principalmente mandioca, quiabo. A produção aumentou cinco vezes, porque a gente aprendeu com o Senar”, conta.
Ele lembra que as mudanças no seu negócio foram nítidas desde a primeira visita dos técnicos de campo na propriedade. “Quando a técnica chegou aqui, a primeira coisa que pediu foi uma análise de solo. A partir disso, a gente começou a ter mais conhecimento, de tudo um pouco, como adubação correta, quantidade ideal, para não desperdiçar produto”.
Toda a assistência e acompanhamento das equipes técnicas na propriedade, resultaram não só no aumento da produção, mas também da lucratividade. “O manejo correto aumenta muito a produtividade. Você ter o conhecimento do que está fazendo, saber o que precisa colocar na planta, modifica bastante a sua produção. Se você faz às cegas, às vezes acerta e às vezes não. Transformou bastante minha vida e minha propriedade”, relata Giorgi.
Com todos esses avanços, Giorgi percebeu uma grande vantagem em focar seu trabalho integralmente no hortifruti, sem a necessidade de fazer “bicos” para complementar a renda. “Antes eu fazia bastante serviço para ‘fora’, e agora não dá mais tempo, porque tem muito trabalho aqui e a lucratividade compensa. Estou vivendo só do hortifruti; focado 100% no meu negócio”, finaliza.
Transformando Vidas – Toda sexta-feira, o Sistema Famasul divulga uma reportagem sobre a atuação do Senar/MS e suas transformações no campo. Acesse AQUI e confira outros depoimentos.
Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul - Leandro Abreu