CNA reúne Federações do Norte para debater ações em 2024
Comissão Nacional discutiu prioridades da região
Brasília (22/03/2024) - A Comissão Nacional de Desenvolvimento da Região Norte da CNA se reuniu, na quinta (21), em Brasília, para discutir perspectivas do setor agropecuário, regularização fundiária e as ações para 2024.
O presidente da comissão, Muni Lourenço, defendeu agilidade na regularização fundiária e reiterou os bons exemplos da Região Amazônica na questão da sustentabilidade, aliando preservação e desenvolvimento econômico e social.
“Essas questões e outras relacionadas ao desenvolvimento da Amazônia estarão nas nossas prioridades para este ano”, destacou Muni, que também é presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (Faea).
O encontro teve a presença das federações de agricultura e pecuária do Amazonas, Acre, Amapá, Maranhão, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.
O diretor técnico da CNA, Bruno Lucchi, falou sobra as perspectivas do setor agropecuário para 2024. Ele abordou pontos como a ampliação de fontes de financiamento de crédito rural na região e de recursos para a subvenção ao seguro rural.
Já a assessora do Núcleo Econômico da CNA, falou sobre as renegociações de dívidas de operações de crédito rural contratadas com recursos com dos fundos constitucionais de financiamento. Ela explicou que está questão está prevista na Lei 14.166/2021, que diz respeito à renegociação de dívidas de produtores que vivem nas áreas de atuação da Sudene, da Sudam e da Sudeco.
Neste contexto, a lei prevê a possibilidade de renegociação de passivos contraídos com recursos dos Fundos Constitucionais do Norte (FNO), do Nordeste (FNE) e do Centro-Oeste (FCO). Para aderir à renegociação, os produtores precisam procurar os respectivos bancos operadores (Basa, BNB e Banco do Brasil) o quanto antes, já que o prazo final para concluir o processo de adesão se encerra no dia 24 de abril deste ano.
Outro tema da reunião foi a parceria entre o Senar e a Rede Amazônica de Rádio e Televisão para divulgar as ações da CNA/Senar/Federações e Sindicatos Rurais com foco no fortalecimento do setor agropecuário da Amazônia Legal.
O diretor executivo da Rede Amazônica em Rondônia e no Acre, Hélio Kimelblat, fez uma apresentação sobre o projeto aos presidentes de federações.
No final, o assessor técnico da Comissão, José Henrique Pereira, apresentou um plano de ação para 2024 e os projetos de lei prioritários que a comissão irá acompanhar no Congresso Nacional.