CNA recebe presidente da Câmara de Comércio Brasil-França de São Paulo

Acordo Mercosul-União Europeia foi um dos assuntos discutidos na reunião

Por CNA 12 de maio 2026
Compartilhe:
55266113701 69ebd8a323 c

Brasília (12/05/2026) – O vice-presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) Marcelo Bertoni recebeu, na terça (12), a visita do presidente da Câmara de Comércio França-Brasil de São Paulo (CCIFB-SP), Thierry Besse, para discutir o Acordo Mercosul-União Europeia e a relação bilateral entre os países.

Participaram do encontro o presidente da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal do Mato Grosso do Sul (Iagro), Daniel Ingold, a diretora de Relações Internacionais da CNA, Sueme Mori, a diretora-adjunta, Fernanda Maciel, e a assessora Isadora Barbosa.

Na reunião, Thierry Besse destacou a importância de estreitar as relações entre o Brasil e a França, melhorando a comunicação em todos os setores. “O Brasil é um grande parceiro e precisamos nos relacionar melhor. A integração com os países da América do Sul é um processo ganha-ganha”, disse.

Imagem

O presidente da Câmara de Comércio França-Brasil de São Paulo afirmou que a entidade está de portas abertas para o diálogo com a CNA e o setor agropecuário. “Conhecemos a pujança desse setor e entendemos que a fusão bilateral trará benefícios”.

O vice-presidente Marcelo Bertoni também reforçou a necessidade de ampliar a relação Brasil-França e a importância de manter o diálogo com os países que integram a União Europeia, principalmente após a conclusão do acordo comercial com o Mercosul.

Durante o encontro, a diretora Sueme Mori disse que a CNA é favorável a abertura comercial, desde que haja equilíbrio de mercado entre as partes envolvias nas negociações.  

Áreas de atuação relacionadas