CNA participa do Seminário Agrologística no Tocantins
Brasília (02/03/2018) – A convite do Banco Mundial, a assessora técnica em logística e infraestrutura da CNA, Elisangela Pereira Lopes, participou do Seminário Agrologística no Tocantins que aconteceu em Palmas, na quinta (01).
No encontro foi destacado o potencial do estado em utilizar os modais de rodovia, hidrovia e ferrovia que oferecem vantagem competitiva aos produtores rurais do Matopiba, região formada pelos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.
“A multimodalidade da BR-153, integrada com a ferrovia Norte Sul e com a hidrovia do Rio Tocantins, do trecho que vai de Marabá até o Porto de Belém e complexo de Itaqui, no Maranhão, vai facilitar o escoamento da produção do Tocantins e possibilitar a redução de até 40% nos custos de transporte”, analisou Elisangela.
O Banco Mundial apresentou um estudo preliminar sobre a agroindústria de grãos, bovinocultura de corte, silvicultura, cana-de-açúcar e pescado de água doce e avicultura de corte produzidos do Tocantins. A ideia é que esses produtos ganhem valor industrial em vez de serem apenas exportados in natura .
Também foi apresentada a necessidade de parcerias público-privada de forma que a iniciativa tenha segurança em investir em infraestrutura no estado.
“Eles estão avaliando os gargalos para implantação de logísticas e investimento em transporte para que até 2030 consigam alcançar a competitividade no setor agropecuário”, declarou.
Assessoria de Comunicação CNA/SENAR
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte