Logo CNA

CNA participa do lançamento do B20 Brasil
Bandeiras B20 EDIT

Evento aconteceu na segunda (29), no Rio de Janeiro

29 de janeiro 2024
Por CNA

Brasília (29/01/2024) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, na segunda (29), no Rio de Janeiro, do lançamento do B20 Brasil, fórum empresarial formado por representantes do setor produtivo brasileiro.

O B20 reúne lideranças da iniciativa privada do G20, grupo formado pelas principais economias do mundo.

O evento foi realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e teve a presença do vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Geraldo Alckmin, além de líderes empresariais brasileiros e estrangeiros.

O B20 será responsável por discussões paralelas à agenda global do G20, que está sob a presidência do Brasil, e será o fórum de diálogo do setor empresarial brasileiro com o grupo das economias mais ricas do planeta.

A diretora de Relações Internacionais da CNA, Sueme Mori, acompanhou a primeira reunião, chamada de Opening Event, que apresentou as prioridades do G20 e do B20. O grupo também discutiu estratégias do B20 para promover o desenvolvimento social e econômico inclusivo e voltadas à inovação e produtividade.

A partir desta reunião, os trabalhos do B20 Brasil serão realizados em cada uma das sete forças-tarefas e do conselho de ação, com encontros mensais. A CNA irá contribuir com a força-tarefa dos Sistemas Alimentares Sustentáveis e Agricultura.

"A força tarefa dos Sistemas Alimentares Sustentáveis e Agricultura vai trabalhar para propor políticas de combate à insegurança alimentar e à fome no mundo, no qual os principais países produtores de alimentos têm muito a contribuir”, ressalta Sueme Mori.

Para a CNA, a participação do setor produtivo do agronegócio brasileiro às discussões diplomáticas em torno do G20 são uma oportunidade de mostrar sua relevância em torno do tema deste ano, de um crescimento inclusivo para um futuro sustentável.

“O Brasil hoje é o maior exportador líquido de produtos agropecuários no mundo, com maior facilitação de comércio, abertura de mercados e o reconhecimento das práticas sustentáveis adotadas no país, toda a sociedade se beneficia", explica a diretora da CNA.

O B20 também conta com outras seis forças tarefas: Comércio e Investimento, Finanças e Infraestrutura; Emprego e Educação; Transição Energética e Clima; Transformação Digital; Integridade e Compliance; além do Conselho de Ação de Mulheres, Diversidade e Inclusão em Negócios.

Áreas de atuação