Logo CNA

CNA participa de debate sobre conectividade no campo
Whats App Image 2020 03 06 at 15 58 34 1

Mesa Redonda aconteceu nesta sexta (6), em São Paulo

6 de março 2020
Por Instituto CNA

Brasília (06/03/2020) – O coordenador técnico do Instituto CNA, Joaci Medeiros, participou na sexta (6), em São Paulo, de um debate sobre conectividade no campo, tema do seminário que o Sistema CNA/Senar, a Anfavea e o jornal “O Estado de S. Paulo” promovem na quarta (11), na sede da Confederação.

A mesa redonda foi mediada pelo jornalista Gustavo Porto, do Estadão, e contou com a participação do vice-presidente da Anfavea, Alfredo Miguel, e de Renato Coutinho, especialista em conectividade da CNH.

Segundo dados do Censo Agropecuário, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 72% dos estabelecimentos rurais do país (3,6 milhões) não possuem conectividade. Para discutir essa questão que as entidades irão promover o evento “Conectividade no Campo: Desafios, Oportunidades e Soluções”.

De acordo com Joaci Medeiros, um dos desafios para o setor agropecuário é possibilitar o acesso, principalmente do pequeno e médio produtor, ao uso da Internet como vetor de desenvolvimento regional, preservação ambiental, educação, segurança e manutenção das famílias no campo.

Na sua avaliação, uma das alternativas para reduzir este gargalo, que deve fazer parte das discussões na próxima semana, é a aprovação do Projeto de Lei 172/20, em tramitação no Senado, que altera, entre outros pontos, a Lei Geral de Telecomunicações e a Lei do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust) para modificar as finalidades e a destinação dos recursos do fundo. A matéria está na Comissão de Assuntos Econômicos sob a relatoria da senadora Daniella Ribeiro (PP/PB).

“Enxergamos esse projeto como um destravador do que está acontecendo com o FUST, que em 20 anos não foi utilizado da forma correta, especialmente no meio rural. Há uma soma de esforços institucionais por parte do governo para acelerar a tramitação”, explicou. Ele disse, ainda, que CNA e Anfavea defendem a manutenção do FUST.

Inscrição para o evento: https://www.cnabrasil.org.br/eventos/forum-estadao-think-anfavea-conectividade-no-campo-desafios-oportunidades-e-solucoes

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
 flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
 youtube.com/agrofortebrasilforte

Matérias Relacionadas