Logo CNA

CNA orienta produtores que desejam acessar o Programa Terra Brasil
Produtor producao credito

Comunicado Técnico da Confederação explica como participar do programa e ter acesso ao crédito fundiário

20 de dezembro 2022
Por CNA

Brasília (20/12/2022) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) elaborou um Comunicado Técnico para orientar o produtor rural sobre a participação no Programa Nacional de Crédito Fundiário - Terra Brasil.

O PNCF, como é conhecido, é voltado à aquisição de terras por meio de financiamento de crédito, que pode ser utilizado também para a estruturação da propriedade rural, do processo produtivo e também para contratação de Assistência Técnica e Extensão Rural.

Trabalhadores rurais não proprietários (parceiros, posseiros ou arrendatários), agricultores proprietários de áreas menores do que quatro módulos fiscais e que comprovem cinco anos de experiência na atividade rural podem participar do programa. Jovens entre 16 (emancipados) e 19 anos devem comprovar dois anos de origem na agricultura familiar.

O produtor que se enquadra nas especificações do PNCF deve se capacitar para entender o funcionamento do programa. Para isso, o Senar em parceria com a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) desenvolveu um curso a distância exclusivo para quem tem interesse em acessar o Terra Brasil.

No portal EaD Senar é possível ter mais informações sobre a capacitação: https://ead.senar.org.br/cursos/credito-fundiario .

Os recursos para as linhas de financiamento vêm do Fundo de Terras e da Reforma Agrária (FTRA) e a gestão do Programa é realizada pelo Departamento de Gestão do Crédito Fundiário da Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Saiba mais sobre o programa, acesse: https://www.cnabrasil.org.br/publicacoes/comunicado-tecnico-terra-brasil-programa-nacional-de-credito-fundiario

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Matérias Relacionadas