Notícias
CNA mostra importância de política de estado para fertilizantes
Seminário reuniu, na quarta (8), representantes de setores econômicos
Brasília (10/05/2024) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, na quarta (8), do Seminário Internacional de Minerais Críticos e Estratégicos.
No evento, representantes de setores econômicos debateram os rumos do Programa Nova Indústria Brasil e sua relação com os minerais estratégicos.
O diretor técnico adjunto da CNA, Maciel Silva, falou sobre o ponto de vista do setor agropecuário e as expectativas da Confederação em relação à redução da dependência externa de fertilizantes.
“O passado recente expôs um ponto crítico já muito debatido no agro que é a produção nacional de fertilizantes. Importamos mais de 85% dos fertilizantes utilizados no país. Essa dependência nos coloca em uma situação de fragilidade e compromete nossa soberania”, afirmou.
Segundo Maciel Silva, a produção nacional de fertilizantes é estratégica para a segurança alimentar do país e uma ampla janela de oportunidade para geração de emprego e renda no país.
“A mineração, o setor agropecuário e, sobretudo o estado, precisam unir esforços em prol desse objetivo. O plano nacional de fertilizantes já é uma sinalização clara de que é possível e já concentra os principais atores. Com eficiência, poderemos percorrer um caminho para o desenvolvimento sustentável da cadeia de fertilizantes nacional”.
Também participaram do painel representantes da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (Abdia), Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Abquim; Ministério da Indústria, Comércio e Serviços e da Weg.
Foto: Ascom/Ibram