Logo CNA

CNA Jovem realiza capacitação de gestores e instrutores estaduais
CNA Jovem Segunda Turma

Treinamento da segunda turma acontece até quarta (10), em Brasília

10 de maio 2023
Por Senar

Brasília (10/05/2023) – O segundo grupo de instrutores e gestores do Programa CNA Jovem 2022/2023 participa de capacitação, na terça (9) e quarta (10), na sede do Sistema CNA/Senar, em Brasília.

O encontro de gestores e instrutores reúne representantes das federações de Pernambuco, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Paraíba, Minas Gerais, Mato Grosso, Amazonas e Distrito Federal.

Imagem

A capacitação é coordenada pelo assessor técnico do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Caio Vasconcelos, e tem como instrutores os consultores Ricardo Dornas e Celso Garcia.

Segundo Caio, a capacitação é muito importante, uma vez que o Sistema CNA/Senar oferece aos participantes um conteúdo inédito distribuído por oficinas digitais, encontros estaduais e nacionais, e atividades presenciais em todos os estados participantes.

O instrutor do Senar no Mato Grosso, Daniel Guerreiro Tetilla, participa pela primeira vez do Programa CNA Jovem e faz parte da capacitação na segunda turma. Para ele, o programa tem grande relevância para o desenvolvimento de lideranças jovens e até mesmo para o processo de sucessão familiar.

Daniel Guerreiro Tetilla, instrutor do Senar no Mato Grosso Daniel Guerreiro Tetilla, instrutor do Senar no Mato Grosso

“Precisamos trabalhar mais os jovens para o agronegócio. Existe uma pressão muito grande para que o jovem vá para a cidade e isso era até cultural. Hoje tudo isso tem mudado, temos visto um movimento de permanência nas propriedades rurais, de entender que ali tem um futuro, uma tradição familiar que precisa ser mantida. O programa vem no sentido de preparar esses jovens, de desenvolver competência e habilidades para essas escolhas”, explica.

Os encontros regionais desta edição estão previstos para começar em junho e a etapa nacional em agosto. A partir dos resultados das etapas regionais, cerca de 60 jovens serão selecionados para participar da etapa nacional do programa.

“Tenho um carinho muito grande pelo programa. Na última edição tivemos jovens finalistas nacionais tanto individual, quanto em grupo. É uma grande oportunidade para esses jovens, não só para o desenvolvimento de lideranças, mas também para o ingresso profissional no mercado de trabalho”, destaca a gestora do Programa CNA Jovem em Minas Gerais, Amanda Miranda Pessoa.

Amanda Miranda Pessoa, gestora do Programa CNA Jovem em Minas Gerais Amanda Miranda Pessoa, gestora do Programa CNA Jovem em Minas Gerais

Na primeira rodada da capacitação, participaram representantes das federações do Rio de Janeiro, Maranhão, Santa Catarina, Ceará, Espírito Santo, Alagoas, Bahia, Roraima e Rondônia. A próxima capacitação será realizada na próxima quinta (11) e sexta (12) desta semana.

Em sua 5ª edição, o CNA Jovem tem o objetivo de identificar, desenvolver e integrar lideranças jovens de todo o Brasil, com idade entre 22 a 30 anos. Esta edição, contou com 2446 inscrições e destes 410 participantes, todos com formação técnica ou superior e vínculo com a agropecuária, avançaram para as etapas que estaduais do programa.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Matérias Relacionadas