Logo CNA

CNA e Sudeco lançam tutorial do Sistema Cartas-Consulta Digitais para acesso a recursos do FCO
Card CNA e Sudeco tutorial 1

Novo sistema é valido para financiamentos superiores a R$ 500 mil

30 de março 2023
Por CNA

Brasília (30/03/2023) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco) lançam tutorial para orientar os produtores rurais no preenchimento digital do Sistema Cartas-Consulta para acessar financiamentos com recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO).

O novo sistema, desenvolvido pela Sudeco, em parceria com a Secretaria de Governo Digital do então Ministério da Economia (SGD/ME), é valido para financiamentos superiores a R$ 500 mil e tem o objetivo de facilitar o acesso dos empreendedores (rurais e não rurais) aos recursos do fundo, dando mais agilidade e transparência ao processo do pleito e da concessão do crédito.

Por meio da ferramenta online, os interessados poderão realizar o preenchimento da carta-consulta (formulário) e efetuar o acompanhamento de sua análise pelas instituições financeiras e pelos Conselhos de Desenvolvimento Econômico dos estados de uma forma muito mais simples e eficiente.

A aprovação da carta-consulta não implica necessariamente em obrigatoriedade na concessão do financiamento pelo agente financeiro, que fica condicionada à análise da viabilidade técnica e econômica do projeto e à disponibilidade de recursos.

A CNA acompanhou a criação e contribuiu para o aprimoramento do sistema e agora propôs parceria com a Sudeco no sentido de estruturar um plano de treinamento da ferramenta para as federações estaduais de agricultura e sindicatos rurais.

O sistema está disponível no site www.gov.br e é necessário cadastrar um usuário e senha para iniciar o preenchimento da carta. Também foi lançado um vídeo com as instruções.

Assista ao vídeo com o passo a passo:

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
  flickr.com/photos/canaldoprodutor
  twitter.com/SistemaCNA
  facebook.com/SistemaCNA
  instagram.com/SistemaCNA
  facebook.com/SENARBrasil
  youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas