Logo CNA

CNA participa de reunião com ministro da Integração e polos de agricultura irrigada
Whats App Image 2024 01 25 at 08 45 11 1

Encontro foi realizado na quarta (24), em Brasília

26 de janeiro 2024
Por CNA

Brasília (26/01/2024) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e representantes dos polos nacionais de agricultura irrigada se reuniram, na quarta (24), com o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), Waldez Góes, para debater demandas do setor de irrigação.

Participaram do encontro o secretário nacional de Segurança Hídrica do MIDR, Giuseppe Serra, a diretora do Departamento de Irrigação, Larissa Oliveira Rêgo, o presidente da Comissão Nacional de Irrigação da CNA, David Schmidt, e a assessora técnica, Jordana Girardello.

Jordana informou que, desde 2019, foram criados 12 polos de agricultura irrigada no país que tem como objetivo discutir a organização e as demandas nas regiões dos polos, e destravar alguns gargalos em relação à outorga de água e licenciamento, energia elétrica, crédito, além de problemas de infraestrutura.

Durante a reunião, o ministro Waldez Góes disse que a irrigação é uma pauta prioritária do governo federal e que defende a transversalidade do tema e inclusão no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

“Estamos construindo a política sem parar de rodar os polos e os perímetros públicos. A ideia é estabelecer parcerias público-privadas para melhorar o que falta ser instalado nos projetos públicos e alocar recursos dos fundos constitucionais na irrigação”, afirmou.

Jordana Girardello, David Schmidt, ministro Waldez Góes, Larissa Rêgo e Giuseppe Serra Jordana Girardello, David Schmidt, ministro Waldez Góes, Larissa Rêgo e Giuseppe Serra

O secretário Giuseppe explicou que a inclusão da irrigação no PAC garantiria a celeridade das políticas e demandas do setor. “Hoje o ministério trabalha para isso, porque o governo entende que a irrigação é fundamental para o combate à fome, redução das emissões de gases e da desigualdade social”.

O presidente da Comissão Nacional de Irrigação da CNA, David Schmidt, destacou a importância da entidade em fornecer subsídio técnico e apoio às ações estruturantes para a Política Nacional de Irrigação, com o objetivo de alavancar o setor e melhorar a qualidade das políticas públicas.

“A irrigação é uma atividade estratégica para o Brasil tanto na questão da sustentabilidade, como na geração de renda. A reunião foi fundamental para tratar de pautas que dificultam o desenvolvimento da irrigação no país e para fortalecer o canal de comunicação entre o governo e os produtores”.

Áreas de atuação