Logo CNA

CNA e Itamaraty debatem abertura de novos mercados para produtos do agro
33753559208 47280cbcc2 o

Presidente da CNA e ministro de Relações Exteriores se reuniram na quarta (17), em Brasília

17 de abril 2019
Por CNA

Brasília (17/04/2019) – O presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, João Martins, e diretores do Sistema CNA/Senar se reuniram com o ministro de Relações Exteriores, Ernesto Araújo, na quarta (17), para um diálogo sobre as oportunidades de abertura de novos mercados internacionais para os produtos do agro e para consolidar o intercâmbio comercial já existente.

O embaixador e presidente do Conselho Empresarial Brasil-China (CECB), Luiz Augusto de Castro Neves, também participou do almoço no Itamaraty.

“O encontro foi uma prova clara do reconhecimento do Ministério de Relações Exteriores do trabalho que a CNA faz para promover os produtos do agro no exterior. A CNA e o ministério trabalham juntos com o objetivo de consolidar mercados já existentes e para conquistar novos”, afirmou João Martins ao final do encontro.

Segundo Martins, a Confederação é uma peça fundamental na busca de preços melhores para remunerar os produtores na venda de seus produtos ao exterior e na conquista de novas aberturas comerciais.

No encontro, o presidente da CNA apresentou os projetos da Confederação na área internacional, como o Programa de Intercâmbio AgroBrazil, que leva adidos agrícolas de embaixadas do mundo todo para conhecer a realidade de regiões produtivas.

Para o diretor de Relações Internacionais da CNA, Gedeão Pereira, a aproximação da entidade com o governo é fundamental para inserir o setor agropecuário brasileiro no mercado internacional. “O Itamaraty, que recentemente criou o seu departamento de agronegócio, desempenha um papel significativo para a presença do agro nos grandes mercados consumidores”.

O vice-presidente da Confederação e presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (FAEA), Muni Lourenço, disse que a reunião foi o momento de estreitar relações entre o governo e o setor produtivo. “Foi uma discussão de estratégias para potencializar o comércio dos produtos do agro brasileiro no mundo inteiro”.

Participaram ainda do encontro o diretor-geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Daniel Carrara, e a Superintendente de Relações Internacionais da CNA, Lígia Dutra.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
Fotos: Arthur Max
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil

Áreas de atuação