Logo CNA

CNA e Embrapa apresentam modelo simplificado do PRA ao SFB e banco alemão
MG 9370

Iniciativa é baseada nos resultados do Projeto Biomas

6 de setembro 2019
Por CNA

Brasília (06/09/2019) – O Sistema CNA/Senar e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) se reuniram na quinta (5) com representantes do Serviço Florestal Brasileiro (SFB) e do banco alemão KfW para apresentar o projeto piloto de simplificação do Programa de Regularização Ambiental (PRA).

A iniciativa é baseada nos resultados do Projeto Biomas, que desde 2010 realiza estudos e pesquisas para auxiliar o produtor a utilizar a árvore na propriedade rural com fins econômicos e ambientais e resolver os problemas ambientais com menor custo e com possibilidade de obter retorno financeiro.

De acordo a coordenadora do Projeto Biomas, Cláudia Mendes, o Serviço Florestal Brasileiro e o banco KfW sãos os executores do KfW/CAR, projeto que possui grande sinergia com o piloto de simplificação do PRA, proposto pelo Biomas.

“O objetivo da reunião foi discutir sobre os projetos e buscar uma cooperação mútua, pois ambos visam a adequação ambiental nas propriedades rurais,”, disse Claudia.

Coordenadora do Projeto Biomas na CNA, Cláudia Mendes

O projeto piloto do Sistema CNA/Senar da Embrapa está sendo desenvolvido com o apoio da Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ) e do sistema de informação WebAmbiente e prevê a atuação do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) para dar da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) aos produtores rurais.

“Nós já apresentamos o modelo simplificado do PRA para o Amazonas, Goiás e em breve para Minas Gerais. O produtor rural deve ser estimulado e se sentir seguro para se adequar às regras do Código Florestal Brasileiro”, afirmou Mendes.

PRA – Para aderir ao Programa, o produtor rural precisa ter passivo ambiental e estar inscrito no Cadastro Ambiental Rural (CAR).

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas