Logo CNA

Projeto FIP Paisagens Rurais capacita técnicos em Minas Gerais e Tocantins
FIP paisagens Tocantins

Iniciativa vai beneficiar quatro mil propriedades rurais do bioma Cerrado em sete estados brasileiros

1 de julho 2022
Por Senar

Brasília (01/07/2022) – O Projeto Gestão Integrada da Paisagem no Bioma Cerrado (FIP Paisagens Rurais) realizou nesta semana, em Minas Gerais e Tocantins, oficinas de capacitação e preparação de técnicos de campo para auxiliar produtores rurais na regularização ambiental das propriedades.

O projeto vai beneficiar quatro mil estabelecimentos rurais do bioma Cerrado nos estados da Bahia, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Tocantins, com a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) gratuita do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

As oficinas de capacitação, coordenadas pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB), ocorreram em Campina Verde (MG) e Paraíso do Tocantins (TO) com duração de dois dias em cada estado. O primeiro dia reuniu os parceiros do projeto e o segundo os técnicos de campo para capacitação no Cadastro Ambiental Rural (CAR) e processos de regularização ambiental.

Segundo a coordenadora técnica do FIP Paisagens Rurais no Senar, Bárbara Evelyn Silva, as oficinas fazem parte da Agenda CAR, que é dividida em três etapas. “Já estamos na segunda fase, que é o nivelamento da equipe técnica. O próximo passo é levar para o campo todo o conhecimento sobre o CAR, desde o cadastramento, análise e o passo a passo para a adequação ambiental da propriedade rural”, disse.

De acordo com a diretora de Desenvolvimento Florestal do SFB, Lizane Soares Ferreira, durante os encontros foi passada toda a narrativa que os técnicos devem ter com os produtores rurais, como a forma de abordagem e, principalmente, como eles podem produzir mais alimentos e ao mesmo tempo recuperar áreas de passivo ambiental.

“Nas oficinas também apresentamos a empresa Brasplan que vai realizar a inscrição ou retificação do CAR dos produtores que fazem parte do projeto, além da Fundação Black Jaguar que trabalha no Tocantins auxiliando e subsidiando a recuperação das Áreas de Preservação Permanente (APPs) e de Reserva Legal”, explicou.

FIP paisagens Minas

FIP Paisagens Rurais

O projeto Paisagens Rurais é financiado com recursos do Programa de Investimento Florestal (FIP em inglês) que são gerenciados pelo Banco Mundial. A coordenação é do Serviço Florestal Brasileiro e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) com parceria da Agência de Cooperação Técnica Alemã (GIZ), Senar, Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTI), por meio do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), e Embrapa.

A iniciativa prevê a recuperação de 100 mil hectares de pastagens degradadas e de sete mil hectares de APPs e reservas legais em quatro mil propriedades rurais, por meio da Assistência Técnica e Gerencial do Senar na Bahia, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Tocantins.

Conheça o Projeto.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-4135/1421/1447
  flickr.com/photos/canaldoprodutor
  twitter.com/SistemaCNA
  facebook.com/SistemaCNA
  instagram.com/SistemaCNA
  facebook.com/SENARBrasil
  youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas