Logo CNA

CNA e CBI discutem oportunidades de emissão de títulos verdes no agro
X5 L7557

Grupo de trabalho coordenado pelas duas entidades se reuniu em Brasília

22 de maio 2019
Por CNA

Brasília (22/05/2019) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Climate Bonds Initiative (CBI) realizaram na terça (21) o segundo encontro do Grupo de Trabalho para discutir prioridades de financiamento e oportunidades com os títulos verdes (green bonds) para o agro.

A CBI é uma organização global sem fins lucrativos, com sede em Londres, que apoia e fomenta o desenvolvimento de mercados de capitas de longo prazo por meio de instrumentos financeiros verdes (green bonds). Atua no Brasil desde 2015. A CBI faz a interlocução entre potenciais investidores (principalmente fundos de investimento) e demandantes de crédito em diversos setores.

O encontro teve a participação do subsecretário de Política Agrícola e Meio Ambiente do Ministério da Economia, Rogério Boueri, Subsecretário de Política Agrícola e Meio Ambiente do Ministério da Economia, e de Lívia Oliveira, da Coordenação Geral de Sistemas Financeiros do Ministério.

Recentemente, o Ministério divulgou algumas ações para o mercado de títulos, como a publicação em abril do Boletim de Finanças Verdes no Brasil . E a iniciativa de debater a maior participação dos títulos verdes no segmento vai ao encontro das ações que a CNA está desenvolvendo em busca de fontes alternativas de crédito rural para a agropecuária.

“O setor é alto demandante de crédito, em função da defasagem entre dispêndios e receitas e o modelo de financiamento precisa se modernizar para acompanhar o crescimento da agropecuária brasileira”, ressaltou a assessora técnica da Comissão Nacional de Política Agrícola da CNA, Fernanda Schwantes.

O mercado internacional tem apresentado apetite por títulos verdes das áreas de energia, agricultura e infraestrutura. As oportunidades do mercado global de títulos verdes (green bonds) é estimado em US$ 100 trilhões. No Brasil, a CBI tem discutido em conjunto com a CNA e a Sociedade Rural Brasileira (SRB) uma série de propostas para o agro.

Neste ano, o presidente da CNA, João Martins, e a diretora de Desenvolvimento de Mercados da CBI, Justine Leigh-Bell, discutiram o tema com a ministra da Agricultura, Tereza Cristina . As duas entidades também promoveram debates em seminários sobre o mercado de títulos verdes e a geração de energias no agro .

O objetivo do grupo formado por CNA e CBI é trabalhar na disseminação de informações sobre finanças verdes, principalmente para projetos sustentáveis, além de identificar oportunidades para os green bonds no agro.

A CNA também faz parte do Subcomitê do Agro da CBI, que reúne lideranças do setor com intuito de implementar projetos-piloto para estimular a estruturação desse mercado no Brasil. A representante da Confederação neste subcomitê é a assessora do Núcleo Econômico, Gabriela Coser.

O primeiro encontro de 2018 foi realizado em abril, quando a CNA apresentou suas ações para gerar informação sobre o setor e para aumentar o interesse de investidores em projetos do agro. Em junho, no próximo encontro do Subcomitê, a CNA irá apresentar as propostas para o Plano Agrícola e Pecuário (PAP) entregues ao Governo.

A expectativa é de que em janeiro de 2020 deva estar pronta uma primeira versão dos critérios da Climate Bonds Initiative para certificação de projetos do agro. A proposta passará por consulta pública para validação desses requisitos, que são baseados em dois princípios: mitigação e adaptação para apoiar inciativas que promovam a economia de baixa emissão de carbono.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
 flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
 youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas