CNA divulga finalistas do Prêmio Brasil Artesanal de geleias

Dez produtos foram selecionados pelo júri técnico, que analisou, durante dois dias, 245 amostras
Brasília (01/04/2025) – O Prêmio CNA Brasil Artesanal e Tradicional já tem os dez finalistas do concurso de geleias. O resultado foi divulgado na segunda (31), após a realização do júri técnico, na quinta (27) e na sexta (28).
Os produtos serão avaliados pelo júri popular, previsto para o dia 12 de abril, em Brasília (DF). As geleias são provenientes dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Pará, Minas Gerais e Maranhão. Confira a relação completa no site do Sistema CNA/Senar.
A assessora técnica da CNA, Fernanda Regina Silva, destacou os diferenciais do concurso. “Todas os produtores rurais inscritos no concurso, que tiveram suas amostras avaliadas pelo júri técnico, vão receber de forma gratuita uma análise dos seus produtos, com pontos positivos e de melhoria”, afirma.
O concurso é realizado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) em parceria com a Embrapa Agroindústria de Alimentos e com o Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL/SAA SP).
Júri Técnico - O júri técnico foi a primeira etapa de avaliação do concurso. Os especialistas analisaram os produtos, sem identificação, com parâmetros e normas internacionais.
Durante dois dias, 27 e 28 de março, 12 especialistas reconhecidos nacionalmente estiveram reunidos na sede da CNA, em Brasília (DF), para avaliar 245 amostras de geleias inscritas no concurso.

Os jurados fizeram uma avaliação sensorial de caráter eliminatório e classificatório, considerando aspectos como cor, aroma, sabor, consistência, impressão global e harmonização.
A qualidade dos produtos chamou a atenção dos jurados. A pesquisadora da Embrapa Agroindústria de Alimentos, Virgínia Martins da Matta, destacou a diversidade e qualidade dos produtos que passaram pelo processo de seleção, além da grande variedade de sabores.
"Foi uma grata surpresa observar a qualidade dos produtos, com sabores autênticos de frutas, aromas intensos e consistência adequada, afirmou Virgínia.

Para a jurada, um dos aspectos mais interessantes foi a combinação de frutas típicas da biodiversidade brasileira, o que proporcionou sabores realmente diferenciados. “Muitas trazem um equilíbrio único entre o doce e o azedo, criando experiências sensoriais interessantes", disse.
O empresário André Cavalcante também fez parte do júri técnico e avaliou a experiência. “Foi incrível. Tivemos a chance de analisar todos os tipos de sabores, alguns exóticos que eu nunca vi. Foi muito gratificante.
Um dos pontos de destaque, na sua avaliação, foi a presença de geleias exóticas, bem diferentes dos sabores habituais. “Teve muita coisa ousada. Eu que sou de Mato grosso do Sul vi a geleia de tereré. Não esperávamos. Teve geleia de ora-pro-nóbis (planta com muitos benefícios para a saúde). Isso mostra a riqueza do concurso”.

Daniela Freitas, também pesquisadora da Embrapa Agroindústria de Alimentos, compôs o júri técnico do prêmio e relatou sua impressão. “Vimos uma diversidade muito grande de sabores, uns bastante comuns e outros bem diferentes”.
"Dois dias bem intensos, em que avaliamos muitos produtos. Tivemos oportunidade de entrar em contato com o mundo das geleias artesanais e tivemos produtos muito bons", complementou.
Etapa popular – O júri popular será composto pela população em geral, que fará a degustação das amostras, sem identificação, em ambiente público de ampla circulação. Os participantes dessa etapa também não têm acesso aos rótulos dos produtos. A última etapa será feita por uma comissão que avaliará as histórias das geleias finalistas.
Nesta edição, os produtores de geleias que cultivam matérias-primas para fabricação de seus produtos receberão um bônus de 10% sobre a sua pontuação final.

Os cinco finalistas das duas categorias, simples e mista, serão premiados com valores em dinheiro. Os três primeiros vão ganhar também o Selo de Participação Ouro, Prata e Bronze.
Artesanais e Tradicionais - A premiação é uma iniciativa do Programa Nacional de Alimentos Artesanais e Tradicionais da CNA. O objetivo é valorizar os pequenos e médios produtores, com foco na profissionalização da atividade e na agregação de valor dos alimentos que produzem.
O Prêmio CNA Brasil Artesanal é realizado desde 2019. Já foram realizados concursos para produtores de chocolates, queijos, salames, cachaças, charcutaria, azeites e vinhos, cafés especiais, mel e cerveja. Estão abertas as inscrições para a edição de queijo artesanal. Saiba mais aqui .
Veja como foi realizado o júri técnico do concurso