Logo CNA

CNA discute importância da fruticultura para economia regional
Whats App Image 2019 11 07 at 15 50 59

Audiência pública no Senado tratou das exportações para o desenvolvimento de municípios

7 de novembro 2019
Por CNA

Brasília (07/11/2019) – O assessor de Relações Internacionais da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Thiago Masson, destacou a importância das exportações de frutas para o crescimento econômico de vários municípios, especialmente no Nordeste.

O tema foi tratado em audiência pública na Comissão de Desenvolvimento Regional (CDR) do Senado, na quarta (6), em Brasília. “A atividade tem sido uma parceira das políticas públicas de crescimento nestas localidades”, destacou.

Segundo ele, o desempenho pode ser visto no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) em alguns municípios onde a fruticultura movimenta a economia e tem gerado distribuição de renda para a população. “Podemos dizer que o IDH nessas regiões se divide entre antes e depois da fruticultura”, ressaltou.

O representante da CNA reforçou que a fruticultura está preparada para atender às exigências fitossanitárias dos países que compram as frutas brasileiras e que a tendência é a de conquista de mais mercados e de aumento de consumo.

Disse, ainda, que é preciso resolver alguns gargalos, como a redução do tempo da burocracia para exportar. “Não se trata de exigências sanitárias porque cumprimos, mas de modernizar os processos aduaneiros”.

Ele também defendeu que o orçamento garanta os recursos necessários para ações de defesa fitossanitária, diante da conquista de novos mercados internacionais para a fruticultura.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação