Logo CNA

CNA discute demandas da cadeia produtiva de caprinos e ovinos
Whats App Image 2023 12 08 at 08 37 45

Entidade participou de reunião no Ministério da Agricultura e Pecuária, na quinta (7)

8 de dezembro 2023
Por CNA

Brasília (08/12/2023) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, na quinta (7), da reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Caprinos e Ovinos do Mapa para discutir o balanço das ações durante o ano e apontar os desafios para 2024.

O presidente do colegiado, Pedro Martins, destacou a atuação da Câmara no pleito pelo reconhecimento e criação de normativas nacionais para o enfrentamento da micoplasmose e scrapie, enfermidades de impacto econômico e zootécnico que acometem essas cadeias produtivas.

Martins salientou a proposta de se criar um modelo de governança para a caprinovinocultura pautado pela rastreabilidade, bem como a necessidade do delineamento de um protocolo de tipificação e classificação de carcaças para essas cadeias produtivas.

O assessor técnico da CNA, Guilherme Dias, acompanhou as discussões e informou que há perspectiva de criação de uma estratégia para exportação de lã para a China, bem como a inclusão das cadeias produtivas de caprinos e ovinos no Plano Safra, com objetivo de fomentar desenvolvimento por intermédio do acesso à crédito rural.

Outro tema da reunião foi a revisão do Regulamento Técnico de identidade e qualidade do leite de cabra, estabelecido pela Instrução Normativa nº 37/2000, cuja adequação deverá ser objeto de Consulta Pública junto à sociedade no primeiro trimestre de 2024.

“A proposta é que haja o regramento quanto aos parâmetros de qualidade da matéria prima, com vistas a otimizar os processos industriais e garantir a inocuidade dos derivados”, pontuou Dias.

O protocolo de importação e exportação de material genético de caprinos e ovinos para o Paraguai e outras nações do Mercosul também foi debatido pelos representantes da Câmara Setorial.

Guilherme explicou que o mercado do Paraguai foi aberto esse ano e representa relevantes oportunidades para o setor. “Produtores que desejarem exportar sêmen ou embriões de caprinos e ovinos ao país deverão procurar a Superintendência Federal de Agricultura de seus estados para abertura do processo”.

Ainda no encontro foi tratada a sucessão da presidência da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Caprinos e Ovinos para o próximo biênio, cujo atual presidente e indicado pela CNA, Pedro Martins, foi aclamado por unanimidade para a recondução.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
  flickr.com/photos/canaldoprodutor
  twitter.com/SistemaCNA
  facebook.com/SistemaCNA
  instagram.com/SistemaCNA
  facebook.com/SENARBrasil
  youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas