Logo CNA

CNA debate liderança do Brasil na segurança alimentar mundial
Whats App Image 2024 08 07 at 18 18 13

Diretora de Relações Internacionais participou do Congresso da Andav, em São Paulo

8 de agosto 2024
Por CNA

Brasília (08/08/2024) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou do Congresso Andav 2024, promovido pela Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários, de 8 a 10 de agosto, em São Paulo.

O evento, que tem como tema central “Agroeconomia brasileira em primeiro lugar”, conta com debates sobre temas estratégicos e melhores práticas para o desenvolvimento do profissional de agro e uma área de exposição com mais de 220 marcas do setor.

A diretora de Relações Internacionais da CNA, Sueme Mori, foi uma das palestrantes do painel “Produção, Mercado e Exportação: a Liderança do Brasil na Segurança Alimentar”, junto com o presidente da Abag, Caio Carvalho, e a diretora executiva do CEBC, Claudia Trevisan. O professor Marcos Fava moderou a discussão.

Durante o painel, Sueme Mori, falou sobre os mercados prioritários para o agro brasileiro nos próximos anos. Ela citou dados do relatório da OCDE e da FAO, que aponta que o consumo mundial de alimentos deve crescer 1% nos próximos 10 anos e desse total, a Índia vai responder por 20%.

“A Ásia é um importante mercado para o Brasil e para o agro exportador e tem expectativa de crescer cada vez mais”, disse.

Fotos: Andav / Sueme Mori - Diretora de Relações Internacionais da CNA Fotos: Andav / Sueme Mori - Diretora de Relações Internacionais da CNA

Segundo a diretora, o cenário futuro do mercado internacional é desafiador, diante do aumento de medidas protecionistas, regulações unilaterais e exigências ambientais que impactam diretamente o fluxo de comércio.

“Essa discussão sobre rastreabilidade e sustentabilidade na cadeia de alimentos não é algo isolado, vindo apenas da Europa. Os países europeus estão fazendo esse movimento de forma unilateral, mas é uma tendência é mundial”, afirmou Sueme.

Em sua apresentação, ela também destacou o papel dos distribuidores de insumos agrícolas e veterinários nesse processo, principalmente em levar informações para o produtor sobre as tendências.

Por fim, a porta-voz da CNA relembrou a importância de o Brasil participar de debates e fóruns mundiais, considerando hoje o protagonismo no fornecimento de alimentos. “Nós também temos que ser protagonistas nas mesas de debates para definição de normas e regulações do comércio”.

Áreas de atuação