Logo CNA

CNA debate estratégias para a cadeia de grãos
Tiago Reuniao

Reuniões foram realizadas no Ministério da Agricultura e no IPA

22 de março 2024
Por CNA

Brasília (22/03/2024) - A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, durante a semana, de reuniões para tratar de estratégias e ações direcionadas à cadeia produtiva de cereais, fibras e oleaginosas.

Na quarta (20), a CNA participou de uma reunião no Ministério da Agricultura para debater ações de apoio para a cadeia da soja. Foram tratados temas relacionados às ações em apoio aos produtores de soja, como prorrogação de dívidas, linhas emergenciais de custeio e seguro agrícola.

O presidente da Comissão Nacional de Cereais, Fibras e Oleaginosas da CNA, André Dobashi, reforçou a necessidade das medidas de contenção da crise financeira da safra. Segundo ele, a suplementação de recursos em dólar e a prorrogação dos investimentos e custeios são esperadas pelo mercado, buscando amparar os produtores antes que a crise seja instalada.

Participaram da reunião o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, acompanhado pelas secretarias de Política Agrícola e de Defesa Agropecuária, além de representantes da Aprosoja.

Classificação da Soja - A Comissão Nacional de Cereais, Fibras e Oleaginosas participou também, na quarta (20), de reunião da Comissão de Defesa Agropecuária do Instituto Pensar Agropecuária (IPA). O objetivo foi discutir os aspectos da classificação como umidade e descontos.

Reunião da CNA no Instituto Pensar Agropecuária Reunião da CNA no Instituto Pensar Agropecuária

A reunião foi realizada a partir de uma pauta sugerida pela CNA como encaminhamento na Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados.

Para Dobashi, é necessário um instrumento que regulamente esse mercado, para garantir o direito de o produtor ter seu produto classificado. “Não podemos parar no normativo técnico. Hoje as normativas técnicas têm peso nos contratos comerciais, então precisamos avançar para disciplinar esses procedimentos”, destacou.

Biodiesel - Na terça (19), os assessores técnicos da CNA, Tiago Pereira e Carlos Eduardo, acompanharam os debates na Câmara Setorial de Biodiesel. O objetivo foi discutir temas importantes para o setor como qualidade de combustíveis, geração de emprego e renda, e sustentabilidade.

De acordo com os técnicos, o colegiado apresentou os resultados do levantamento para o 4º trimestre de 2023, mostrando dados de PIB e empregos, especificamente para a cadeia da soja e do biodiesel.

O PIB total da cadeia da soja e do biodiesel pode avançar 21,03% em 2023 frente ao ano anterior. No entanto, segundo discutido na reunião, devido ao comportamento desfavorável dos preços, a renda real da cadeia poderá recuar 5,34% frente a 2022.

Matérias Relacionadas