CNA apresenta propostas para fortalecer segurança no campo

Sugestões foram definidas após ciclo de paineis com PM de todo o Brasil
Brasília (11/12/2019) – Após a realização do ciclo de três paineis sobre segurança rural, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) definiu as propostas para fortalecer as boas práticas de policiamento rural. Os eventos reuniram representantes das policias militares de todas as regiões brasileiras e das federações estaduais de agricultura e pecuária.
Os entendimentos foram apresentados pelo consultor de segurança da CNA, Carlos Marsiglia, durante a terceira edição do painel, na quarta (11), em Brasília, após a realização do terceiro e último encontro.
“Entre as estratégias está o desenvolvimento da diretriz nacional sobre policiamento rural, elaboração de metodologia para acompanhamento sistematizado das estatísticas oficiais de criminalidade rural, a integração de sistemas de marcas e sinais para identificação e cadastros de propriedades rurais”, apresentou.

O consultor de segurança da CNA, Carlos Marsiglia
“Entre as estratégias está a elaboração da diretriz nacional sobre policiamento rural em conjunto com a Secretaria Nacional de Segurança Pública e Conselho Nacional de Comandantes-Gerais, estímulo ao policiamento rural de proximidade inspirado no modelo de Goiás e acompanhamento sistemático das estatísticas de crimes rurais”, apresentou.
Ainda está prevista a formatação do curso nacional de policiamento rural para compartilhamento de técnicas e táticas de operação no meio rural, além do envolvimento de outros órgãos de segurança pública nessas ações.
Os representantes das polícias militares da região Nordeste compartilharam as experiências no 3° Painel de Segurança Rural. O capitão Floristan Ferreira de Souza, da PM da Paraíba, mostrou que a corporação inseriu a disciplina de patrulhamento rural no curso de formação de oficiais.
O Capitão Victor Rozendo dos Anjos, de Pernambuco, explicou que o batalhão especializado em policiamento do interior atua com ênfase nas áreas rurais e tem boa receptividade da população no campo.
O Major Gilberto Brito Coelho, da PM do Maranhão, mostrou o resultado da parceria entre a corporação e produtores rurais da região de Balsas para a redução de criminalidade no campo.
No Rio Grande do Norte, a Polícia Militar criou a Unidade de Patrulha Rural que passou a empregar efetivo exclusivo em ações de prevenção e controle da criminalidade e proteção de áreas rurais.
Os representantes das federações de agricultura e pecuária dos estados da Bahia, Goiás, Paraíba, Rio Grande do Norte e Sergipe apresentaram a situação da segurança rural em seus estados e as demandas dos produtores rurais.
O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras, Moisés Schmidt, apresentou a Operação Safra, convênio entre a Polícia Militar e produtores do oeste da Bahia. “No período de outubro de 2018 a junho de 2019 a PM realizou 4.162 visitas às propriedades rurais que contribuíram para gerar segurança pública de qualidade”.
Na quinta (12), os participantes do 3° Painel sobre Segurança Rural irão até Goiânia para conhecer as operações do Centro de Comando e Controle de Policiamento Rural implantado por meio de parceria entre a Polícia Militar e a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg).
Assessoria de Comunicação CNA
Fotos: Wenderson Araujo
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
Matérias Relacionadas

Abril Verde – Senar-MT e sindicatos rurais ofertam cursos para segurança no campo
O Senar-MT e os Sindicatos Rurais ofertam sete cursos de Normas Regulamentadoras

Medidas de segurança evitam acidentes com a rede elétrica no meio rural
Produtor precisa ficar atento quanto à proximidade dos maquinários com o sistema de energia no campo. Confira como prevenir acidentes

Sistema CNA/Senar debate iniciativas de combate à criminalidade no campo
Encontro ocorreu na quinta (23), na sede da entidade, em Brasília

Presidente da CNA abre encontro sobre segurança no campo
Evento reuniu Federações e representantes de secretarias estaduais na sede da entidade

Novo curso do SENAR-PR ajuda a prevenir acidentes em espaços confinados
Formação de equipes de emergência atende atualização da legislação

Comissão de Assuntos Fundiários da CNA debate estratégias para 2023
Grupo se reuniu na sexta (17)

Produtores de Ortigueira se engajam na Patrulha Rural Comunitária
Programa da Polícia Militar do Paraná permite agilidade para atender ocorrências de furto e roubo no campo

Sistema Sinal Agro ajuda a combater crimes no campo
Ferramenta permite comunicação imediata de roubos e furtos em propriedades rurais de todo o país com a Polícia Rodoviária Federal