Logo CNA

CNA, Apex Brasil e Federações do DF e Goiás realizam Dia do Comex
Whats App Image 2024 04 19 at 18 01 06

Evento reuniu produtores, agroindústrias e cooperativas em Brasília

19 de abril 2024
Por CNA

Brasília (19/04/2024) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a Apex Brasil e as Federações de Agricultura e Pecuária do Distrito Federal (Fape-DF) e de Goiás (Faeg) realizaram, na quinta (18), no auditório do Senar-DF, em Brasília, o Dia do Comex.

O evento reuniu produtores rurais, agroindústrias, associações e cooperativas agrícolas para mostrar como um produto do agro pode alcançar o mercado externo, independente do tamanho, como parte das ações do Agro.BR .

A iniciativa da CNA e da Apex Brasil que capacita pequenos e médios empresários rurais para o mercado internacional com o objetivo de diversificar a pauta exportadora brasileira de produtos do agro.

Nathália Alves, consultora do Agro.BR Nathália Alves, consultora do Agro.BR

A programação teve palestras e cases de sucesso de empresários que conseguiram iniciar ou aumentar as exportações de seus produtos depois de entrarem no projeto.

O coordenador de Promoção Comercial da CNA, Rodrigo da Matta, fez uma apresentação sobre o Agro.BR , que começou em 2020 e, em quatro anos, teve mais de 1,4 mil empresas atendidas, das quais 405 já exportam para outros países.

“Queremos levar cada vez mais longe principalmente aqueles produtos que não são commodities, com valor agregado, para mais países, por meio de feiras e ações de promoção no Brasil e no exterior”, destacou.

A consultora do projeto na região Centro-Oeste, Nathalia Alves, explicou os procedimentos e exigências que os produtores devem seguir para atender às exigências dos mercados consumidores e conquistar novos mercados.

Fernando Ribeiro (presidente da Fape-DF) e Claudinei Rigonatto (Faeg) Fernando Ribeiro (presidente da Fape-DF) e Claudinei Rigonatto (Faeg)

“Podemos trazer oportunidades para o pequeno e o médio produtor, aquele que vende geleias, doces, sucos, bebidas. Tem muita coisa para explorar. Mas a exportação é um processo, existe uma preparação, para ver de que forma podemos vender, identificando mercados e hábitos de consumo”.

O empreendedor Rafael Ming, da Açaí Motion, falou sobre sua experiência com o Agro.BR . Ele expandiu seus negócios e hoje ele viaja para várias feiras internacionais para promover seus produtos.

“Todas as ações proporcionadas pelo projeto estão sendo produtivas porque muitos consumidores visitam essas feiras e nessas feiras conseguimos alcançar mercados maiores e incrementar as vendas naqueles onde já estamos”.

O presidente da Fape-DF, Fernando Ribeiro, fez um balanço positivo do Dia do Comex. “Esse evento veio justamente para mostrar aos nosso produtores, agroindústrias e cooperativas as oportunidades, como se preparar as exportações e agregar valor aos seus produtos”.

Luís Ming (à esquerda), da Açaí Motion, falou sobre sua experiência no Agro.BR Luís Ming (à esquerda), da Açaí Motion, falou sobre sua experiência no Agro.BR

Áreas de atuação