ALIMENTAR

É CONSTRUIR

O FUTURO

CNA analisa cenário do mercado de proteína animal
Bruno Lucchi

Diretor técnico da CNA participou da apresentação das perspectivas para a agropecuária na safra 2022/2023 da Conab

24 de agosto 2022
Por CNA

Brasília (24/08/2022) – O diretor técnico da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Bruno Lucchi, participou do painel de análise do mercado de carnes durante a apresentação das “Perspectivas para a Agropecuária - Safra 2022/2023”, realizada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), na quarta (24).

Lucchi destacou a iniciativa da Conab em divulgar estimativas de rebanho, abate, produção e demais variáveis que compõem o quadro de oferta e demanda de carnes bovina, suína e de frango no país.

“O setor pecuário representa aproximadamente 30% do Valor Bruto da Produção. Esse trabalho de prospectar os indicadores econômicos da pecuária certamente vai contribuir para o setor crescer de forma mais sólida”.

Ele expôs a visão dos produtores rurais em relação ao atual cenário e que poderão refletir no futuro da atividade. Na área de pecuária de corte, o diretor analisou o ciclo produtivo desde 2019, que gerou impactos na oferta e na demanda e teve o mercado agravado pela pandemia.

O diretor também fez uma análise sobre o comportamento do mercado do milho, principal insumo utilizado na alimentação de bovinos, suínos, aves e peixes.

Em relação aos custos de produção, Lucchi citou itens que mais pesaram para o produtor. “O custo com a energia foi o que mais consumiu a margem dos avicultores integrados, além do aumento significativo para manutenção e renovação dos galpões”.

No caso da suinocultura, o diretor explicou que 70% são integrados e 30% independentes. “Absorção de custos com ração são um dos maiores desafios dos produtores independentes, que têm dificuldade de trabalhar com o mercado futuro e travamento de preços”.

Lucchi pontuou que medidas recentes que ajudaram nas prorrogações de dívidas e programas de auxilio ainda vão levar um tempo para que os produtores possam se ajustar. “Com isso, teremos uma avaliação de como será o cenário para o próximo ano, que vai impactar na compra da ração concentrada”.

O evento contou com a presença do ministro da Agricultura, Marcos Montes, e do diretor-presidente da estatal, Guilherme Ribeiro, na abertura. O debate foi moderado pelo diretor-executivo de Informações Agropecuárias e Políticas Agrícolas da Conab, Sergio De Zen, e teve a participação de representantes do órgão, do Mapa, Agroconsult, Banco do Brasil, Ipea, Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e Banco Central.

 Para rever transmissão da apresentação das Perspectivas para a Agropecuária - Safra 2022/2023, acesse:

Assessoria de Comunicação CNA

Telefone: (61) 2109-1419
  flickr.com/photos/canaldoprodutor
  twitter.com/SistemaCNA
  facebook.com/SistemaCNA
  instagram.com/SistemaCNA
  facebook.com/SENARBrasil
  youtube.com/agrofortebrasilforte